Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Março de 2010 às 10:03

    Imprimir


Cancelamento do Enem no 1º semestre não deve afetar vestibular das públicas
Cancelamento do Enem no 1º semestre não deve afetar vestibular das públicas

Pelo menos dez universidades públicas consultadas pelo R7 não serão afetadas pelo cancelamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do primeiro semestre.

O anúncio da suspensão do Enem foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta quarta-feira (10).

Duas das universidades aguardam divulgação do edital para saber como a nota da prova vai ser usada na entrada dos candidatos.

Das instituições que realizam vestibular no meio do ano, duas - Unesp (Universidade Estadual Paulista) e UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) - vão usar as notas da última edição do Enem, realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009.

A Unesp afirma que já previa o caso em edital e não vai ter problema em usar os pontos do ano passado do exame nacional.

A UFTM também vai considerar a nota do Enem 2009 no vestibular de meio de ano. A assessoria de imprensa afirma que a avaliação do MEC (Ministério da Educação) compõe até 50% da primeira fase.

A Ufla (Universidade Federal de Lavras) relata que os cerca de 670 alunos aprovados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são divididos entre aprovados no primeiro e no segundo semestre, então não vai ser aberto um novo vestibular para os cursos já existentes.

Para graduações novas, a federal pretende realizar um vestibular no meio do ano. A assessoria de imprensa não soube dizer se a nota do Enem será ou não considerada, já que o edital ainda não foi divulgado.

Debate

A mesma situação vive a UFG (Universidade Federal de Goiás). O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade vai se reunir na próxima terça-feira (16) para debater o assunto. É mais provável que a instituição não use o Enem, já que ela desistiu de utilizá-lo também no último vestibular, devido ao vazamento, diz a assessoria de imprensa.

A UnB (Universidade de Brasília) reforça que não vai adotar o Enem em 2010. O vestibular de meio de ano da instituição, no caso, vai ser realizado por conta própria.

Outras cinco instituições procuradas - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFF (Universidade Federal Fluminense), UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e UFABC (Universidade Federal do ABC) não realizam vestibular no meio do ano e por isso não vão ser afetadas pela decisão.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140110/visualizar/