Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 12 de Março de 2010 às 09:31
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Pedro Alves/SES-MT
A tuberculose é uma doença que tem cura e é tratada na rede SUS gratuitamente
A tuberculose é uma doença que tem cura e é tratada na rede SUS gratuitamente

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose (24.03), a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso anuncia o lançamento de uma nova abordagem no tratamento da doença no estado. O anúncio foi feito na atividade “Mobilização Social para o Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose”, realizado no final da semana passada, na Lagoa Encantada, em Cuiabá.

Segundo a técnica da Área da Tuberculose, Lucia da Costa Barros Dias, da Saúde do Estado, as principais mudanças no tratamento são: a adição de 01 comprimido do medicamento Etambutol ao esquema existente de Rifampicina, Isoniazida e Pirazinamida, em um mesmo comprimido que contém esses quatro medicamentos, designado 04 em 01, ministrada aos pacientes que são portadores da Tuberculose e que estão em tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) juntamente com a observação de apenas 02 horas de jejum para tomar essa dose. A mudança começa a partir deste mês.

“Com esse novo esquema” explicou a Técnica, “espera-se uma maior adesão ao programa de combate à Tuberculose porque diminui a quantidade de comprimidos a ser tomada (antes eram 9 agora são apenas 4), e o período do jejum (antes era de 12 horas e, agora, é de apenas 02 horas)”.

Para a técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), Jacira Auxiliadora Correa dos Reis, o novo esquema vai contribuir para aproximar as taxas de Mato Grosso ainda mais do patamar preconizado pelo MS.

“Atualmente Mato Grosso tem 77% de detecção de novos casos de Tuberculose, quando o preconizado pelo MS é 80%, e 8% de casos de abandono do tratamento, quando o recomendado pelo Ministério é de 5%”, afirmou.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, de Cuiabá, Silmayre Helena da Silva, afirmou que os mais de 60 Agentes Comunitários de Saúde, da Regional Norte de Cuiabá, que participaram no evento na Lagoa Encantada ficaram animados com o anúncio do novo esquema de terapia contra a Tuberculose.

“Agora eles vão levar essa informação aos postos do Programa Saúde da Família, às Unidades Básicas de Saúde, visando sempre conferir mais qualidade ao enfrentamento da Tuberculose na Capital do estado”, disse a Diretora.

Jacira Auxiliadora lembrou que a “Mobilização Social para o Dia Nacional de Luta Contra a Tuberculose” foi a abertura oficial dos trabalhos, em março, para o Dia Nacional de Luta contra esse agravo. E anunciou, também, como os municípios do interior do estado irão participar dessa data.

“Já informamos aos Escritórios Regionais de Saúde para intensificar os esforços na busca ativa de novos casos da doença, e no diagnóstico precoce da Tuberculose como forma de alcançar avanços no enfrentamento desse agravo”, informou.

A tuberculose foi incluída entre as prioridades da Organização Mundial da Saúde (OSM), como parte do objetivo geral das ações para uma vida mais saudável. Entre as metas está reduzir à metade a incidência e a mortalidade por Tuberculose até 2015 e, como meta de longo prazo, eliminar a Tuberculose como problema de saúde pública até o ano 2050.

“Para conseguir esse impacto na tuberculose, é preciso construir as parcerias entre os governos, as organizações da sociedade civil e toda a população”, finalizou Jacira Auxiliadora.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140114/visualizar/