Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 12 de Março de 2010 às 00:17
Por: Coracy Lima

    Imprimir


Classificado como pólo de produção agropecuária e agroindustrial, principal exportador de Mato Grosso e centro de abastecimento do país, o município de Rondonópolis, localizado distante cerca de 210 quilômetros de Cuiabá, está entre os melhores mercados brasileiros para se investir. A pesquisa feita pela revista de circulação nacional, denominada Pequenas Empresas e Grandes Negócios que foi divulgada no começo deste ano, aponta a cidade pólo da região sul do Estado como a sétima colocada no ranking das cidades com cem a 200 mil habitantes para se fazer investimentos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Valdemir Castilho Soares, o Biliu, considera como primeiro fator de atração de investimentos a logística da cidade, principalmente com transporte terrestre que garante o abastecimento das regiões centro-oeste, nordeste, sul e sudeste. “Rondonópolis é o portal do norte do país”, acrescenta Biliu.

Atrativo econômico

Biliu classifica também a economia pujante que transforma Rondonópolis em pólo de diversos segmentos, como incentivadora de investimentos. Ele destaca a produção e exportação da soja, as inúmeras empresas transportadoras e as indústrias de fertilizantes. Outro ponto citado pelo secretário é o fortalecimento da indústria têxtil. Biliu conta que a Santana Têxtil ampliou o parque industrial para fabricar o fio de algodão, além do tecido jeans. A empresa Tecelagem Bezerra de Menezes – TBM deve entrar em operação no mês de julho. A indústria também vai produzir o fio de algodão.

Outra empresa que decidiu ampliar a produção no município, acrescenta Biliu, é a Cervejaria Petrópolis que fabrica a Cerveja Crystal em garrafa e trabalha junto com a prefeitura nos estudos ambientais para instalar a fábrica de cerveja em lata. A produção local deve abastecer outros mercados, como o de Goiás.

Outros segmentos

A política desenvolvida pelo Governo Municipal para atrair empreendimentos e promover oportunidades para a comunidade em geral, vai resultar na instalação de uma unidade da indústria de implementos Rodoviários Facchini S.A., em Rondonópolis. O investimento da ordem de R$ 45 milhões vai gerar 1,5 mil empregos diretos num prazo de três anos. A vinda da empresa para a cidade foi anunciada pelo diretor comercial, Euclides Facchini Filho, e o prefeito Zé Carlos do Pátio, no mês de junho do ano passado. A prefeitura fez a terraplanagem da área próxima à Cervejaria da Crystal, no novo distrito industrial, e a empresa começou a construir. A primeira etapa da obra deve ser concluída no prazo de um ano e gerar os primeiros 300 empregos que vão beneficiar a comunidade local.

Na área do agronegócio, o município recebeu investimentos feitos pelo Frigorífico de Suínos Agra - Agroindustrial de Alimentos S/A, em 2009. A empresa amplia os negócios com a criação de uma central de matrizes que gera cerca de 600 empregos diretos e indiretos. O grupo vai instalar também uma fábrica de ração para produzir 12 mil toneladas por mês. Neste setor são gerados outros 300 empregos diretos e indiretos.

Estrutura

A estrutura oferecida pelo Governo Municipal contribui com a decisão dos empresários que escolheram o mercado de Rondonópolis para instalar unidades dos grupos. A cidade conta com dois distritos industriais públicos e um privado. O secretário Biliu e o prefeito Zé Carlos do Pátio trabalham agora para implantar o terceiro distrito público. 

O Conselho Diretor da Política de Desenvolvimento Industrial – Codipi aprovou nesta semana, a aquisição de uma área de 50 hectares para abrigar micros e pequenas empresas, no distrito da Vila Operária.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140152/visualizar/