Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Março de 2010 às 13:57
Por: Márcio Falcão

    Imprimir


Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) elegem nesta quarta-feira o novo comando da Corte que vai dirigir os trabalhos até 2012. Único juiz de carreira do STF, o ministro Cezar Peluso deve ser confirmado presidente, substituindo o ministro Gilmar Mendes a partir de abril.

O vice-presidente será o ministro Carlos Ayres Britto, que atualmente é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o regimento interno do STF, são eleitos para a presidência e vice-presidência os ministros mais antigos que ainda não tenham ocupado os cargos.

Peluso é conhecido no meio jurídico por sua excessiva discrição em relação à vida pessoal e por votos técnicos em julgamentos no STF.

No ano passado, o ministro foi relator do pedido de extradição do terrorista italiano Cesare Battisti. Peluso fez duras críticas ao ex-ministro Tarso Genro (Justiça), que concedeu refúgio político a Battisti. O caso está nas mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O ministro foi indicado em julho de 2003 pelo presidente Lula para ocupar uma vaga na Corte, com o aval do ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça).

Aos 66 anos, o próximo presidente da Suprema Corte nasceu em Bragança Paulista, interior de São Paulo, e desde 1967 é juiz Estado de São Paulo. Na primeira instância, ficou 14 anos e outros 21 anos na segunda instância.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140538/visualizar/