Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 09 de Março de 2010 às 11:14
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através da Vigilância Epidemiológica e Fundação Nacional da Saúde (Funasa), iniciaram ontem, 8, a campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Cerca de 1,9 mil pessoas, entre profissionais da área de saúde e da população indígena, deverão ser vacinadas no município nesta primeira etapa da campanha, que vai até o dia 19 de março.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Loidjane Lopes Marques, serão vacinados cerca de 800 profissionais de saúde que trabalham diretamente em serviços de saúde de resposta à pandemia, públicos e privados, entre hospitais, Unidade Mista de Saúde, Unidades de Saúde da Família, laboratórios, entre outros.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica. A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho. “Quem não for contemplado agora deve esperar e ficar atento ao calendário de vacinação”, disse a coordenadora, ressaltando ainda que os doentes crônicos, público alvo da próxima etapa (22 de março e vai até 2 de abril), já devem providenciar o atestado médico para apresentar no momento da vacinação. Na oportunidade é necessário também, para todos os públicos atingidos, o documento de identidade com foto e cartão de vacina.

Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde. Em Tangará da Serra, segundo a Funai, serão vacinados cerca de 1,1 mil índios da etnia Paresí.

ETAPAS - A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março e vai até 2 de abril, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, como obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril poderão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Na terceira etapa da campanha, entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). E, finalmente, no período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a nova gripe. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140556/visualizar/