Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Março de 2010 às 00:40

    Imprimir


AFP
Ativistas sul-coreanos seguram cartazes durante manifestação contra o início do exercício militar conjunto dos EUA e da
Ativistas sul-coreanos seguram cartazes durante manifestação contra o início do exercício militar conjunto dos EUA e da

Forças militares da Coreia do Sul e os Estados Unidos começaram nessa segunda-feira seus exercícios militares anuais conjuntos sem que fossem constatadas tensões por parte da Coreia do Norte, que já havia feito advertências contra essas ações, informou a agência sul-coreana Yonhap.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos devem realizar até o dia 18 deste mês exercícios militares em território sul-coreano nos quais mobilizarão milhares de tropas dos dois países, em uma simulação contra uma eventual invasão norte-coreana ao país vizinho.

Segundo um funcionário do Ministério da Unificação em Seul, o trânsito de pessoas e mercadorias sul-coreanas circula com normalidade no complexo industrial conjunto de Kaesong, em território norte-coreano. Em março do ano passado, em retaliação às manobras militares entre EUA e Coreia do Sul, Pyongyang cortou a linha militar entre as duas Coreias e restringiu a entrada ao parque industrial Kaesong, onde cidadãos das duas Coreias trabalham.

No domingo, o regime de Pyongyang advertiu que não retomará o diálogo para sua desnuclearização enquanto forem realizados os exercícios. Além disso, ameaçou se desvincular do acordo de cessar-fogo que pôs fim à Guerra da Coreia em 1953.

A Coreia do Norte considera essas manobras militares, realizadas anualmente desde 1975, como a preparação de uma eventual guerra contra seu país, mas os EUA e Coreia do Sul defendem que elas representam exercícios rotineiros.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140710/visualizar/