Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 07 de Março de 2010 às 11:23
Por: Hermano Freitas

    Imprimir


O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou, neste domingo, em São Paulo, que as acusações do Ministério Público (MP) contra o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, têm motivação partidária. Segundo o parlamentar, o promotor José Carlos Blat participou do que classificou "de uma articulação política mal engendrada" relativa às denúncias de desvios de dinheiro na Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop).

"São denúncias falsas. O Vaccari assumiu a presidência (da Bancoop) depois dos problemas", disse o lider do governo na Câmara. Procurado pela reportagem, o promotor afirmou que as denúncias estão fundamentadas em documentos e têm caráter técnico.

O caso
O Ministério Público de São Paulo abriu procedimento para investigar uma denúncia de desvio de recursos da Bancoop para o caixa de campanhas eleitorais do PT. Em 2007, um levantamento do MP apontou que cerca de 3 mil famílias foram lesadas por um suposto esquema que teria desviado mais de R$ 100 milhões dos cofres da cooperativa. A quantia deveria ter sido aplicada na construção de imóveis nunca concluídos.

De acordo com a edição desta semana da Veja, que teve acesso a quebra de sigilo da Bancoop, o pivô do esquema seria o tesoureiro do PT. Pela denúncia, a cooperativa recebia notas frias de empresas que quitavam os serviços - não realizados - com cheques nominais. Segundo a revista, as empresas descontavam os cheques no caixa do banco e entregavam o dinheiro para dirigentes da Bancoop - um deles Vaccari Neto, presidente do sindicato na época. Tanto o tesoureiro do PT quanto o Bancoop negam o esquema, classificando as acusações como "inconsistentes e falaciosas".

Vaccarezza disse que os cheques que estão na denúncia - da Bancoop para a própria Bancoop - eram uma "simples movimentação entre contas e não uma evidência de caixa 2". De acordo com ele, a cooperativa tem uma conta corrente para cada empreendimento.

Ainda de acordo com o deputado petista, o tesoureiro Vaccari Neto deve representar contra o promotor na Corregedoria do Ministério Público. Ele, no entanto, procurou desvincular o partido das denúncias. "Isso não é uma história do PT. Ele é um problema do Vaccari", disse o parlamentar.

Blat afirmou que já ter investigado lideranças de todos os partidos e disse que está tranquilo em relação a última movimentação do processo da Bancoop. "São coisas que não surgiram ontem. Elas vêm de muito tempo", disse.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140714/visualizar/