Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 05 de Março de 2010 às 08:20
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A desabilitação pelo Ministério da Agricultura do Frigorífico Arantes para exportar carne à União Europeia criou expectativa e certa apreensão do setor produtivo de Mato Grosso. O fato acontece no momento em que uma missão de inspeção do bloco comercial está no Brasil para avaliar unidades que exportam ao continente. A previsão é que a equipe chegue ao Estado neste fim de semana.

O presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficas no Estado de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio de Freitas Martins, confirma que uma planta da empresa em Pontes e Lacerda está sob investigação no Estado, mas alerta que ela não estava na rota de visita da missão europeia, pois a fiscalização de procedimentos dos frigoríficos nesses casos é feita por amostragem. "O frigorífico não estava na agenda da viagem da comissão, aquela unidade não ia ser visitada", contou à reportagem.

Martins diz que agora é certeza que a missão não a visitará, pois tão logo foi detectado problema de exportação com um embarque da empresa, o ministério suspendeu a produção e certificação para exportação do estabelecimento ao bloco econômico. Outras medidas foram a atuação e comunicado imediato às autoridades de controle sanitário animal da Europa.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José João Bernardes, observa o fato como sinal positivo de que a fiscalização da sanidade animal funciona, pois o Mapa tomou as medidas cabíveis. Sem confirmar o nome do frigorífico, ele diz que "parece que falsificaram guia sanitária". A constatação de irregularidade foi feita em auditoria de rotina realizada pelo Ministério da Agricultura.

Arantes - Nos últimos dois dias, a reportagem de A Gazeta procurou a direção da empresa com sede em São José do Rio Preto (SP), em sua filial em São Paulo e também no centro de distribuição no interior daquele Estado. Todas as secretárias e contatos disseram que o sócio-proprietário, Aderbal Arantes, e outros diretores estavam fora da empresa.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140904/visualizar/