Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 02 de Março de 2010 às 10:33
Por: Roni Caryn Rabin

    Imprimir


Folha Imagem
Obesidade infantil também atinge o Brasil: garotos participam de programa de emagrecimento em São Paulo
Obesidade infantil também atinge o Brasil: garotos participam de programa de emagrecimento em São Paulo

Os índices de problemas de saúde na infância, incluindo obesidade, asma e déficits de aprendizado, dobraram em apenas 12 anos, segundo um novo estudo de uma em cada 8 crianças em 1994 para uma em cada 8 crianças em 2006.

Entretanto, as descobertas, que apareceram na edição de 17 de fevereiro do "The Journal of the American Medical Association", trouxeram uma surpresa agradável, segundo os pesquisadores: muitas condições crônicas se resolvem sozinhas durante a infância.

Embora metade das crianças acompanhadas entre 2000 e 2006 tenham tido uma condição crônica em algum momento nesse período, apenas um quarto delas continuavam a apresentar a condição no final do período do estudo.

"Há muitos motivos para se ter esperança", afirmou a principal autora do estudo, a médica Jeanne Van Cleave, da Massachusetts General Hospital for Children, em Boston. "Agora estamos refletindo sobre o que acontece com essas crianças, e por que uma condição crônica se resolve numa criança e não em outra".

O estudo analisou dados das Pesquisas Nacionais Longitudinais do governo, que incluíram três grupos representativos de crianças entre 2 e 8 anos. Além de obesidade e asma, os cientistas observaram alergias, problemas cardíacos, visão e audição prejudicadas, e problemas comportamentais e de aprendizado, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

Embora os pesquisadores não tenham estudado as razões para os aumentos, eles sugeriram possíveis fatores: mais exames e melhores diagnósticos que levaram a um maior relato de condições crônicas; o aumento da obesidade infantil, que pode levar a outros problemas; e o aumento da sobrevivência de bebês prematuros e crianças com câncer e outras doenças, que têm mais chances de apresentar problemas de saúde.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141187/visualizar/