Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Julho de 2013 às 21:47

    Imprimir


A exposição ao sol por uma hora foi capaz de aumentar a freqüência respiratória e a temperatura retal de bubalinos. Esse é um dos resultados apresentados na pesquisa Efeito do ambiente térmico na fisiologia adaptativa de bubalinos realizada pela zootecnista Reíssa Alves Vilela e orientada por Evaldo Antonio Lencioni Titto e Alfredo Manuel Franco Pereira, na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), em Pirassununga.


 
O estudo ainda indicou que, ao serem transferidos para a sombra, os animais apresentam uma rápida recuperação fisiológica, que resulta em economia de energia. O resultado não era esperado pelos pesquisadores:


 
– Me surpreendi com a rápida recuperação fisiológica dos bubalinos após uma situação de estresse térmico, com maior ênfase à capacidade de perder calor pela via latente e em particular à taxa de sudação. Ao contrário do referido por variada bibliografia, a taxa de sudação assume um papel muito mais relevante no equilíbrio térmico dos bubalinos – afirmou Reíssa.


 
O estudo teve como objetivo o melhor entendimento dos mecanismos que regulam a temperatura corpórea dos bubalinos além de propiciar informações aos produtores rurais para a construção de abrigos mais adequados, que respeitem as necessidades biológicas dos animais. O experimento utilizou 12 animais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14123/visualizar/