Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 01 de Março de 2010 às 09:33
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), juntamente com o Ministério da Saúde (MS), certifica no dia 03 de março de 2010, o primeiro Hospital Amigo da Criança no Estado. A cerimônia que inclui entrega de placa comemorativa, será realizada nas dependências da Sociedade Beneficente Santa Helena (administradora do Hospital Santa Helena), que fica na Avenida Presidente Marques, 201, bairro Santa Helena, em Cuiabá, às 17 horas, quarta-feira (03.03).

A cerimônia de certificação e entrega da placa contará com as presenças da coordenadora nacional de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde, Elsa Regina Giugliani, e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro.

Os Hospitais Amigos da Criança são estabelecimentos que se tornam referência em amamentação para a região que abrangem. Neles as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, período que vai do nascimento do bebê até que o útero da mãe volte ao estado normal.

Segundo a coordenadora de Ações Programáticas e Estratégicas, da SES/MT, Áurea Assis Lambert, “o Hospital Amigo da Criança tem como um de seus objetivos principais aumentar os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, reduzindo a morbimortalidade materna e infantil”.

Áurea Lambert explicou que o processo para a certificação do Hospital Santa Helena começou no ano de 2008 quando foram realizadas, pela área técnica de Saúde Materno Infantil da Secretaria de Estado de Saúde, capacitações em aleitamento materno para os profissionais que trabalharam no atendimento a mãe e ao bebê. A equipe do hospital que recebeu a capacitação ficou responsável pela reprodução do conhecimento aos demais profissionais do hospital.

“Após a capacitação e cumprimento de normas exigidas pelo Ministério da Saúde (MS) o hospital realizou uma auto-avaliação e, posteriormente, foi submetido a avaliação da equipe estadual que fez algumas recomendações para que a Sociedade Beneficente Santa Helena pudesse se adequar aos pré-requisitos do MS e, assim, pudesse ser avaliado pelo Ministério”, relembrou a Coordenadora.

A avaliação do Ministério da Saúde ocorreu no ano seguinte (2009) tendo sido o Hospital Santa Helena apto a receber o título de primeiro Hospital Amigo da Criança no estado de Mato Grosso.

ORIGENS – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança surgiu em 1990, na Itália, quando representantes de vários países se reuniram par estabelecer ações que resgatassem a prática da amamentação, diminuindo assim as taxas de mortalidade infantil.

A Iniciativa foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para promover, proteger e apoiar a amamentação. (UNICEF é sigla inglesa que significa United Nations Children’s Fund).

Mais tarde, em 1992, foi incorporada pelo Ministério da Saúde como ação prioritária, com apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Desde então a Iniciativa tem capacitado profissionais, realizado avaliações e reavaliações e estimulado a rede hospitalar a se adequar as exigências para obter o credenciamento como Hospital Amigo da Criança.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141312/visualizar/