Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Fevereiro de 2010 às 19:33

    Imprimir


O governo francês estima que o temporal Xynthia, que atingiu o país neste final de semana, sobretudo o oeste, causou a morte de quase 50 pessoas.

Em menos de 24 horas, a tempestade atingiu vários departamentos que estavam em alerta máximo. Para o primeiro-ministro, François Fillon, esta foi uma "catástrofe nacional".

Nesta tarde, o ministro do Interior, Brice Hortefeux, declarou que o número de mortes pode ficar entre 45 e 50.

A combinação de chuvas e fortes ventos, de cerca de 150 km/h, procedentes do norte da Península Ibérica, chegou ao oeste da França entre o sábado e o domingo.

O local mais atingido foi o litoral atlântico do país, especialmente o Departamento de Vendée, onde 30 pessoas morreram afogadas.

Inúmeras regiões próximas ao litoral foram inundadas pelo efeito combinado de chuvas e ventos.

Só na localidade de l"Aiguillon-sur-mer, a Prefeitura informou 17 mortos, embora ainda várias pessoas ainda estejam desaparecidas.

O palácio do Eliseu emitiu um comunicado dizendo que o presidente Nicolas Sarkozy viajará nesta segunda-feira às áreas atingidas. As autoridades informaram que cerca de 500 mil casas estão sem eletricidade, e que o restabelecimento poderá demorar dias.

O temporal provocou danos aos transportes, como a suspensão de cerca de cem voos.

A circulação de trens também foi atingida, com atrasos e suspensões.

Bélgica

Na Bélgica, um homem de cerca de 60 anos morreu em Jodoigne (centro) ao ser atingido por uma árvore derrubada pelos fortes ventos do temporal Xynthia, que deixou inúmeras vítimas em outros países europeus.

É, por enquanto, a única morte registrada no país pela passagem da tempestade.

O homem estava no jardim, quando o vento arrancou uma árvore que caiu sobre ele.

Os fortes ventos derrubaram ao longo do dia árvores e destelharam casas em várias localidades do país, que obrigaram os bombeiros a intervir em inúmeras ocasiões.

Na região de Bruxelas, os parques permanecem fechados para evitar acidentes.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141356/visualizar/