Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 28 de Fevereiro de 2010 às 15:38

    Imprimir


A poderosa tempestade que chegou com força ao oeste da França entre este sábado (27) e domingo já deixou pelo menos 45 mortes no país, segundo os últimos números das autoridades locais. O temporal e os fortes ventos atingiram com força o litoral atlântico do país.

A Defesa Civil informou que só no departamento de Vendée (oeste), um dos quatro departamentos do litoral que estavam em alerta máximo pela chegada das chuvas, 29 pessoas morreram em consequência das chuvas e inundações provocadas pela tempestade.

Só na cidade de l"Aiguillon-sur-mer, a Prefeitura informou sobre a morte de 17 pessoas. Os trabalhos de busca e resgate de desaparecidos continua. Outras mortes foram registradas nos departamentos de Charente-Maritime, Loire Atlantique e nos Pirineus Atlânticos.

O Ministério do Interior informou que o número deve aumentar nas próximas horas. Na parte central do litoral oeste do país, o temporal, com ventos próximos a 150 km/h, coincidiu com uma maré alta que inundou várias áreas litorâneas.

A tempestade já é considerada uma das mais violentas dos últimos anos e foi motivo de uma reunião urgente do governo em Paris para tratar da situação. O fenômeno praticamente já deixou o território francês e parte em direção à Alemanha.

O presidente Nicolas Sarkozy, que pediu no início da tarde que o governo dê prioridade à situação no oeste da França, anunciou que nesta segunda-feira (1º) irá às regiões mais atingidas.

A empresa Electricité de France (EDF) confirmou que ainda há cerca de um milhão de famílias sem eletricidade.

Em outros países da Europa ocidental também foram registradas mortes por causa das chuvas. A tempestade, que se formou no Oceano Atlântico, chegou no sábado ao litoral português com menos violência que o previsto, mas provocou uma vítima: uma criança, que morreu na queda de uma árvore em Paredes (noroeste).

Na Espanha, a tempestade Xynthia deixou três mortos. Uma mulher de 82 anos faleceu no sábado ao cair de um muro na localidade de Vilar de Barrio, na Galícia (noroeste), enquanto dois homens, de 51 e 41 anos, morreram na província de Burgos após bater de carro contra uma árvore que caiu na estrada.

Na Alemanha, um homem morreu e sua mulher ficou ferida, quando uma árvore caiu sobre o carro do casal na região da Floresta Negra (sudoeste).





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141371/visualizar/