Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 05:50
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


A divulgação do Perfil Socioeconômico de Cuiabá confirma a expansão da atividade da construção civil na Capital. A publicação foi apresentada nesta quinta-feira (25) pela presidente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), arquiteta Adriana Bussiki. Entre os anos de 2003 e 2007, o número de autorizações para habite-se e as unidades construídas de todas as categorias de uso ampliaram em 120,7% e 34,7%, respectivamente. Os dados mostram que as construções destinadas ao comércio puxaram positivamente o desempenho entre os 2 anos.

Adriana destacou ainda a diminuição do número de empresas extintas, de 1,394 mil em 2004 para apenas 50 em 2007. Em muitos casos, outras políticas públicas desenvolvidas pela administração municipal também impulsionaram o setor da construção civil, avalia Adriana. É o caso da avenida das Torres. A abertura e pavimentação do eixo viário para ligar o centro da cidade à região Sul e desafogar o trânsito na avenida Fernando Corrêa, principalmente no entorno da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), foi responsável pela indução de investimentos residenciais em bairros como Jardim Imperial e Santa Cruz.

Nesses locais, houve aglutinação de empreendimentos de moradia, como condomínios e maior concentração da população e o crescimento de atividades comerciais. O chamado adensamento populacional explica a mudança. O Santa Cruz dobrou a média do número de pessoas por hectare entre 2000 e 2007 e no Jardim Imperial o mesmo indicador aumentou em cerca de dois terços.

Adriana comentou também que com o novo perfil demonstra uma "opção por condomínios fechados" em Cuiabá. Ela pontuou que a nova edição também melhorou o mapa turístico da cidade e do Centro Histórico, que ficou mais detalhado. A edição traz o comércio como principal atividade econômica (53,3%), sendo desse total 92,3% concentrada nas microempresas, comparado os anos de 2004 e 2007. O perfil pode ser consultado no site da prefeitura, no endereço www.cuiaba.mt.gov.br.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141662/visualizar/