Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 16:08
Por: Jardel Arruda

    Imprimir


O Ministério da Educação (MEC) optou por criar uma lista de espera para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ao invés de realizar um quarta chamada para preencher as vagas remanescentes da terceira etapa do processo, conforme antecipou o Olhar Direto.

A lista de espera será feita nos moldes do antigo vestibular. Os candidatos que não forem aprovados ao fim da terceira chamada deverão confirmar o interesse pela vaga durante o período de matrículas e ficará na fila de espera por alguma desistência.

Segundo a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lucia Cavalli Neder, no caso de ser selecionado para uma vaga e não queira a assumir, o candidato da lista de espera terá que fazer uma desistência formal. Rito idêntico ao antigo modelo de vestibular.

Outra novidade para o SiSU, que será valido somente na terceira etapa, é que o candidato poderá cancelar a inscrição no caso de querer desistir. Antes, só era possível alterar de curso.

A medida foi tomada para evitar que, ao fim da terceira etapa, ocorra o mesmo da primeira etapa do processo, quando 60% das vagas oferecidas no SiSU ficaram livres. Só na UFMT, mais de 50% das vagas ficaram para a segunda etapa.

Em entrevista ao Olhar Direto, Maria Lucia afirmou que espera uma procura maior por matriculas nesta segunda etapa do Sistema Unificado, ocasionando um número reduzido de vagas na última etapa do processo.

“Na primeira fase tivemos muitos treineros, pessoas que passaram em outros vestibulares do país e pessoas que não quiseram vir para cá”, afirmou a reitora. “Agora, esperamos uma busca maior. A busca de verdade”, concluiu.

O SiSU

Participaram do SiSU 23 universidades e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também participam do Sisu.

O sistema seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Os candidatos não selecionados na primeira e segunda etapas poderão se inscrever novamente na terceira etapa, assim como aqueles que ainda não se inscreveram no SiSU.  A lista dos aprovados na terceira etapa será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141724/visualizar/