Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 13:37

    Imprimir


Os medicamentos com preços controlados pelo governo sofrerão reajuste de aproximadamente 4% no dia 31 de março. O aumento deverá ser menor que em 2009, quando o máximo foi de 5,9% para todos os remédios. As regras para a elevação dos valores integram uma resolução do Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) publicada na quarta-feira (24) no Diário Oficial da União.

A alta deste ano corresponde à “inflação oficial” acumulada medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) mais as despesas e a produtividade dos laboratórios. Valerá o valor do indicador de março de 2009 a fevereiro deste ano. O IPCA de fevereiro só será conhecido em março. No ano passado, a inflação ficou em 4,31%.

O reajuste de medicamentos é calculado com base em três classificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que levam em consideração a participação dos remédios genéricos. A primeira classe possui concentração de medicamentos genéricos superior a 20%. O segundo grupo tem de 15% a 20% de genéricos. Por fim, a terceira classe tem menos de 15% de genéricos.

Atualmente, há cerca de 2.800 remédios genéricos registrados na Anvisa.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141752/visualizar/