Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 16:40

    Imprimir


O Principado de Andorra assinou nesta quarta-feira sete novos acordos de troca de dados fiscais, chegando aos 17, portanto cumprindo os requisitos internacionais para sair da "lista cinza" da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) de paraísos fiscais.

Pelos novos convênios, se somam sete economias nórdicas (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Ilhas Faroe e a Groenlândia), acrescentando-se aos dez anteriores, entre os quais Espanha, Portugal e França.

O principado já tinha adotado uma legislação que permitia a troca de informação, incluída a bancária, com as autoridades fiscais de outras nações.

"Há um ano era um país que estava ainda na lista da OCDE de paraísos fiscais não cooperativos e hoje em dia adquiriu um compromisso, modificou sua legislação e aplicou a norma de maneira substancial", declarou Pascal Saint-Amans, diretor do Fórum Global sobre Transparência, satisfeito com o processo realizado em Andorra.

Com o país, já são 21 os Estados que adotaram a norma fixada pelo G20 (grupo que reúne representantes de países ricos e dos principais emergentes) no combate à evasão fiscal internacional.

Ainda restam 23 nações para alcançar o mínimo de 12 convenções de troca de informação fiscal, de acordo com os requisitos formais estabelecidos pelo G20.





Fonte: da EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141860/visualizar/