Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 03:11
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Expectativa dos supermercadistas é que vendas cresçam; pedidos foram reforçados
Expectativa dos supermercadistas é que vendas cresçam; pedidos foram reforçados

A Páscoa deverá chegar ao consumidor mato-grossense com um sabor levemente salgado este ano. É que o chocolate, produto mais vendido nesta época, em forma de ovo, virá até 5% mais caro em relação aos preços praticados no ano passado, segundo representantes do setor. O reajuste será sentido principalmente nos lançamentos, já que muitos ovos tradicionais acabaram mantendo os preços. As redes supermercadistas já estão montando as decorações, mas nem todos os produtos foram etiquetados.

A explicação para o aumento passa pela escalada no custo da saca de açúcar. Representantes do setor concordam que o aumento do valor do açúcar brasileiro no mercado internacional, possa ter influências no preço final. A alta do preço é fruto da quebra da safra de açúcar na Índia, que ocorreu em função das grandes secas, o que ocasionou uma procura maior pelo açúcar brasileiro. Segundo o IPS ( Índice de Preços dos Supermercados), o preço do açúcar teve alta de 67,87% em 2009. Mesmo os adoçantes subiram: 60,05% no mesmo período.

No geral, em Mato Grosso, os ovos mais requisitados são os ovos de tamanho médio, que variam de 150 a 350 gramas, acompanhados de brinquedos. "Este são os que acabam primeiro. A gente tenta se planejar, mas não é possível prever sempre qual será a sensação do ano", afirma o diretor comercial da rede de Supermercados Modelo, Altair Magalhães. Este ano são cerca de 10 lançamentos, todos produtos licenciados ligados principalmente à indústria de filmes e desenhos infantis. Temas como Ben 10, Avatar e Barbie, são as apostas para incrementar as vendas em 2010.

Magalhães acredita em um aumento de 10% nas vendas em 2010. Segundo ele, no ano passado, foram compradas 11 mil caixas de ovos de Páscoa. Em todo país, a indústria do setor espera vender entre 7% e 10% mais que em 2009, alcançando um volume de 25,5 toneladas, o equivalente a 100 milhões de unidades. Seguindo a tendência dos últimos anos, os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a serem consumidos, somando o maior volume de vendas no encerramento do período.

Para o diretor de marketing da rede de supermercados Big Lar, Fabrício Meireles, as vendas deste ano devem repetir o sucesso do ano passado, quando alguns produtos chegaram a faltar antes mesmo da Páscoa. Ele não revela números, mas afirma que as vendas já começaram a todo vapor nas duas lojas que já estão com as parreiras montadas. "É uma tradição nossa: cumprimos rigorosamente o período de quaresma. Sempre montamos nossa decoração na Quarta-feira de Cinzas e logo em seguida já começa a vender".

O Brasil é o segundo maior produtor de ovos do mundo e Páscoa é considerada uma das 3 melhores datas para o comércio, perdendo apenas para o Natal e o Dia das Mães. Prova disso, é a campanha dos coelhinhos lançada pelo terceiro ano consecutivo pela rede. E este ano os bichinhos de pelúcia vêm com um apelo temático: Copa do Mundo.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141944/visualizar/