Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 18:27

    Imprimir


O governo brasileiro deve anunciar até o final de março a escolha do novo modelo de caças que será comprado pela FAB (Força Aérea Brasileira), segundo o brigadeiro Juniti Saito.

"Nós entregamos o relatório, ele está com o ministro, e acredito que até o final de março tenha uma decisão", disse o comandante nesta terça-feira, após participar do lançamento da pedra fundamental das futuras instalações do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, em Belo Horizonte (MG).

"Fizemos uma indicação, uma sugestão técnica que vai ser confrontada com a parte política e estratégica do governo", acrescentou.

O caça francês Rafale, fabricado pela Dassault é o favorito do governo brasileiro para o fornecimento de um lote inicial de 36 caças para a FAB.

Embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Nelson Jobim (Defesa) já tenham manifestado preferência pelo Rafale, o preço do caça francês tem sido o principal obstáculo para a concretização do negócio, pois, segundo especialistas, ele é o mais caro entre os três finalistas.

A norte-americana Boeing, com o F-18 Super Hornet, e a sueca Saab, com o Gripen NG, também estão na disputa para fornecer caças à FAB como parte do chamado programa F-X2. "Os três aviões vão atender bem a Força Aérea, isso eu garanto", disse Saito.

Informações veiculadas recentemente pela imprensa deram conta de que a Aeronáutica tem preferência pelo Gripen NG, que seria o mais barato dos três modelos e o que ofereceria maior participação brasileiro por ser um projeto ainda em desenvolvimento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141974/visualizar/