Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 17:01

    Imprimir


Todos os dias, Matheus Secco, de 16 anos, estuda pela manhã e, após o almoço, preenche as tardes encarando questões que demoram, no mínimo, uma hora para serem resolvidas pelos melhores estudantes do mundo.

O garoto é um dos seis alunos de ensino médio que vão representar o Brasil na competição Romenian Masters in Mathematics, que começa nesta quarta-feira (24) em Bucareste, na Romênia (país do Leste Europeu). O evento reúne os melhores países do mundo em olimpíadas internacionais de matemática.

Matheus já possui experiência em torneios como esse. O primeiro que disputou foi a Olimpíada Brasileira de Matemática, na oitava série, que lhe rendeu uma medalha de bronze. A competição serviu de estímulo:

- Eu gostava de matemática, mas não estudava tanto. Só passei a estudar muito no primeiro ano do ensino médio, depois de disputar a olimpíada.

O ritmo de estudos de Matheus foi recompensado no ano passado. Na Olimpíada Internacional de Matemática realizada no ano passado, o estudante ganhou a medalha de prata, contribuindo para que o Brasil ocupasse a 16ª colocação no ranking mundial. Com o resultado, o país pôde, pela primeira vez, levar uma delegação à Romênia.

Importância

Nelly Carvajal, assessora da Secretaria da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), fala sobre a importância da competição:

- Esta é a olimpíada mais importante no mundo e reúne mais de 500 alunos talentosos do ensino médio de mais de cem países. E o Brasil é o único país latino-americano e ibero-americano a ser convocado em todos os tempos, porque o nosso desempenho é realmente muito bom.

A equipe brasileira é composta por seis alunos do ensino médio do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina, além de dois professores.

Eles serão submetidos a dois dias de provas, com três problemas de matemática em cada dia, e terão quatro horas e meia para resolvê-los. Ou seja, os estudantes possuem uma hora e meia, em média, para destrinchar cada questão.

A assessora explicou que são problemas olímpicos, que testam principalmente o raciocínio lógico. Não há espaço para “decoreba".

Esta é a terceira edição do Romanian Master in Mathematics, que se estenderá até o dia 1º de março. Além do Brasil, participarão delegações dos seguintes países: Alemanha, Bielorussia, Bulgária, Coreia do Sul, China, Estados Unidos, Hungria, Itália, Irã, Japão, Reino Unido, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141981/visualizar/