Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 20 de Fevereiro de 2010 às 10:02
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


O Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine) contribuiu para o bom desempenho de Mato Grosso no balanço divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Do total de vagas abertas no mês de janeiro no Estado, 16% (4.879) tiveram a participação direta do Sistema, com a captação junto ao mercado de trabalho e a intermediação dos trabalhadores para ocupar os novos postos.

“Esse resultado nos deixa satisfeitos, mas estamos trabalhando para chegar a 25% de participação. Queremos aumentar o alcance do Sine nos municípios, nos preparando para atender bem trabalhadores e empregadores. Com uma maior estrutura de atendimento teremos mais capacidade de atingir os objetivos na geração de empregos”, afirma Ivone Rosset, superintendente do Sine em MT.

Ainda de acordo com a superintendente, no início de março o Sine vai ganhar uma sede nova em Cuiabá, mais moderna e com mais serviços ao trabalhador e ao empregador. Além da inauguração da nova agência, está prevista a implantação de um posto em Campo Verde, distante 131 km ao sul de Cuiabá, e com grande produção de grãos. “A cidade conta também com diversas indústrias de transformação ligadas ao agronegócio e com uma agência nossa lá iremos conseguir aumentar ainda mais nossa participação na geração de empregos em Mato Grosso”.

De acordo com o relatório do Caged, Mato Grosso obteve recorde no mês de janeiro com um saldo de 8.852 novos postos de trabalho, um crescimento de 1,80% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. A agropecuária foi o setor líder na geração total de empregos, com um saldo positivo de 5.205 novas vagas abertas, seguido pelo comércio e serviços, que juntos tiveram um saldo de 2.193 postos e a indústria de transformação com 1.231.

O município de Sorriso (+794) contribuiu sozinho com quase 10% do saldo de Mato Grosso, liderando o ranking. Em seguida aparece Rondonópolis (+ 586), Primavera do Leste (+ 571), Sinop (+ 351) e Cuiabá (+199) entre os municípios mato-grossenses que mais geraram empregos no mês de janeiro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142378/visualizar/