Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Fevereiro de 2010 às 19:23

    Imprimir


O consumo de energia elétrica nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil diminuiu 4,7% com o horário de verão, segundo dados divulgados há pouco pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).
 
Resultados preliminares apontam para uma redução de 2.500 megawatts na demanda no horário em que os consumidores mais gastam energia, geralmente das 17h às 22h.
 
O horário de verão, em vigor desde o dia 18 de outubro de 2009, termina à zero hora do próximo domingo (21), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

A medida foi criada para amenizar as frequentes faltas de energia em diversas regiões do país durante o verão e, assim, aumentar a segurança do sistema elétrico. Os críticos dizem que a medida é desnecessária, porque os reservatórios das principais usinas hidrelétricas estão cheios e garantem o fornecimento sem problemas.
 
Como durante o horário de verão os relógios são adiantados em uma hora, a luminosidade natural - que nesta época do ano é maior - é aproveitada por mais tempo, evitando-se sobrecargas nos sistemas.

Basicamente, o que ocorre é que a iluminação pública demora mais a ser acionada e não coincide com o aumento geral do consumo causado pelo uso dos chuveiros pelas pessoas que chegam em casa do trabalho.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142431/visualizar/