Esse foi o assunto mais comentado no Mobile World Congress em Barcelona nesta semana
Indústria de GPS busca novo rumo após Nokia e Google oferecerem mapas grátis
A indústria de serviços de navegação perdeu seu rumo agora que Google e Nokia estão oferecendo mapas em seus smartphones gratuitamente.
Esse foi um dos assuntos mais discutidos no Mobile World Congress, evento do setor de dispositivos móveis, em Barcelona esta semana.
A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, seguiu o exemplo do Google e, no mês passado, lançou um serviço gratuito de mapas para cerca de 20 milhões de aparelhos, afetando diretamente o setor de navegação no mundo todo.
Analistas afirmam que a medida já mostra efeitos claros, explica Tim Shepherd, da consultoria Canalys.
- Serviços de navegação em celulares eram uma indústria. Agora são um aplicativo, um aplicativo gratuito.
A Nokia afirmou na segunda-feira (15) que três milhões de consumidores já tinham baixado o pacote de navegação gratuito.
Ao mesmo tempo, a estratégia da Nokia e do Google pode criar novas oportunidades para outras empresas do setor, contou Gerhard Mayr, vice-presidente do setor global de telefonia da Navigon, terceira maior vendedora de aparelhos de navegação da Europa depois da TomTom e da Garmin.
- Vemos agora um apetite maior por nossas soluções. Estamos negociando com diversas partes.
Enquanto isso, outros tentam transformar o mapa em algo mais, explica Noam Bardin, presidente-executivo da Waze, dona de um aplicativo de navegação para aparelhos móveis com informações sobre trânsito e condições das estradas.
- Criamos nosso próprio mapa. O valor está em informações em tempo real. Nenhum software pode te dizer se há gelo na estrada ou para ir à direita no estacionamento porque o lado esquerdo está lotado.
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