Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 17 de Fevereiro de 2010 às 22:11

    Imprimir


A indústria de serviços de navegação perdeu seu rumo agora que Google e Nokia estão oferecendo mapas em seus smartphones gratuitamente.

Esse foi um dos assuntos mais discutidos no Mobile World Congress, evento do setor de dispositivos móveis, em Barcelona esta semana.

A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, seguiu o exemplo do Google e, no mês passado, lançou um serviço gratuito de mapas para cerca de 20 milhões de aparelhos, afetando diretamente o setor de navegação no mundo todo.

Analistas afirmam que a medida já mostra efeitos claros, explica Tim Shepherd, da consultoria Canalys.

- Serviços de navegação em celulares eram uma indústria. Agora são um aplicativo, um aplicativo gratuito.

A Nokia afirmou na segunda-feira (15) que três milhões de consumidores já tinham baixado o pacote de navegação gratuito.

Ao mesmo tempo, a estratégia da Nokia e do Google pode criar novas oportunidades para outras empresas do setor, contou Gerhard Mayr, vice-presidente do setor global de telefonia da Navigon, terceira maior vendedora de aparelhos de navegação da Europa depois da TomTom e da Garmin.

- Vemos agora um apetite maior por nossas soluções. Estamos negociando com diversas partes.

Enquanto isso, outros tentam transformar o mapa em algo mais, explica Noam Bardin, presidente-executivo da Waze, dona de um aplicativo de navegação para aparelhos móveis com informações sobre trânsito e condições das estradas.

- Criamos nosso próprio mapa. O valor está em informações em tempo real. Nenhum software pode te dizer se há gelo na estrada ou para ir à direita no estacionamento porque o lado esquerdo está lotado.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142676/visualizar/