Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 16 de Fevereiro de 2010 às 13:49

    Imprimir


Após horas no meio da folia, corpo precisa de repouso, água e comida leve
Após horas no meio da folia, corpo precisa de repouso, água e comida leve

Alimentação equilibrada, muita água e repouso são as melhores maneiras de recompor as energias após a maratona do Carnaval, de acordo com especialistas ouvidos pelo R7. Quem não parou durante a folga e curtiu o samba até o último minuto tem de ficar atento ao cansaço do organismo. Antes de voltar à rotina, é necessário colocar o corpo em ordem para evitar complicações.

Segundo Jamiro Wanderley, clínico geral da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), uma noite bem dormida ajuda a recuperar cerca de 70% da energia perdida durante o feriado. O médico lembra da importância de estar bem descansado principalmente na volta da viagem.

- O maior risco é ao dirigir. A pessoa acha que está atenta, mas não está.

Wanderley também alerta sobre o uso de energético para se manter acordado. A solução pode funcionar para alguns, mas quem não está acostumado tem de tomar mais cuidado, diz o especialista.

- O enérgico é um estimulante que pode acelerar o coração de quem não está acostumado. A bebida deixa o corpo mais ligado por uns instantes. Mas depois o organismo não aguenta e tem de jogar a toalha.

O clínico geral do hospital Sírio-Libanês, Euclides Cavalcante, tem opinião semelhante. Para ele, a pessoa que usa energético tem de estar em boa condição de saúde e beber moderadamente.

- Não é uma bebida recomendável. Quem bebe não pode ter hipertensão nem problemas cardíacos, de qualquer natureza. Já vi paciente com intoxicação porque tomou uma lata inteira de pó de guaraná.

Para recuperar a disposição gradativamente, os médicos recomendam boa hidratação na volta do Carnaval. Além disso, é importante ingerir alimentos leves, preferindo sopas e líquidos e evitando visitas a churrascarias, por exemplo. A terceira medida mais importante é o sono. Fora isso, não existe fórmula mágica para recuperar a energia, diz Cavalcante.

- Sem necessidade de procurar um médico, também é possível usar um analgésico, no caso de a pessoa acordar com muita dor de cabeça. A Dipirona e Paracetamol são dois exemplos que geralmente não irritam o estômago de quem já ingeriu bebida alcoólica.

Segundo Wanderley, o álcool também pode agredir a mucosa do estômago e o fígado. E a ingestão de água ajuda a eliminar os elementos tóxicos do corpo.

- Quem exagera precisa ter uma boa fase de desintoxicação. Ingerir água e frutas ajuda a liberar algumas toxinas e a ficar inteiro para o próximo Carnaval.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142758/visualizar/