Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 14 de Fevereiro de 2010 às 19:11

    Imprimir


Getty Images

Por causa das altas temperaturas registradas nestes últimos dias o cuidado para desfrutar o lado bom do calor de um jeito saudável tem de ser redobrado. Aproveitando esta onda, o Domingo Espetacular deste domingo fala sobre o verão. O que fazer para suportar as altas temperaturas? Quais truques realmente funcionam?

Um dos principais causadores desta forte onda de calor é o fenômeno El Nino. Ele acontece sempre que há um aquecimento acima da média na temperatura das águas do oceano Pacífico. De acordo com dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), entre o dia 1º e o dia 11 de janeiro, a média das máximas foi de 29,6ºC. Temperatura que está 2,3 graus acima da média história do mês na cidade de São Paulo.

Alguns cuidados que devem ser redobrados: para os que trabalham em dias de muito calor, convém até levar um protetor na bolsa e, claro, passar antes de sair de casa. Não se expor muito tempo à luz do sol também é importante, principalmente em horários de pico, além de beber muita água e tomar suco de frutas para repor os sais minerais que são perdidos no suor.

Usar roupas leves e de cores claras inclusive para dormir é algo que ajuda a suportar as altas temperaturas. As cores escuras absorvem o calor e consequentemente aumentam a temperatura corporal. Uma boa dica para o uso do ventilador é colocar uma vasilha com água gelada próxima para que o vento venha mais fresco.

Mitos e Verdades

Água de coco
Uma das recomendações para se refrescar no calor é a Água de coco. Apesar de ser indicada também para pessoas desidratadas, apresenta contra-indicações. Para hipertensos deve ser usada com moderação porque é rica em sódio.

Libido
Há quem diga que o calor proporciona o aumento da libido. Especialistas dizem que isso pode ser conseqüência de alguns estímulos visuais provocados pela maior exposição do corpo. Com a dilatação dos vasos sanguíneos, o que pode aflorar a irrigação de sangue nos órgãos sexuais.

Sono
No calor, fica mais difícil dormir. Como o organismo não produz frio, fica mais difícil manter o corpo em uma temperatura agradável. A temperatura corpórea tende a baixar durante o sono, mas o calor dificulta o processo.

Apetite
Ao contrário do frio, o calor reduz o gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Assim, o organismo precisa de menos calorias, deixando a pessoa com menos fome.

Suor
No calor, o suor misturado com a oleosidade natural da pele produz uma sensação de maior oleosidade.
 
Corpo molhado
Há quem diga que entrar na piscina e ir direto tomar sol bronzeia mais. Mas não é bem assim. O corpo molhado não bronzeia mais, apenas queima mais. Como a água reflete a luz, quando a pele está molhada ela recebe duas vezes mais a ação do sol.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142824/visualizar/