Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 11 de Fevereiro de 2010 às 09:50

    Imprimir


Reuters
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursa para multidão em Teerã
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursa para multidão em Teerã

O Irã tem a capacidade de enriquecer urânio a mais de 80%, mas não vai fazê-lo, afirmou nesta quinta-feira (11) o presidente Mahmoud Ahmadinejad, que anunciou que o país "triplicará rapidamente" a produção de urânio enriquecido a 3,5%.

Ahmadinejad fez a declaração durante um discurso em Teerã, capital do país, diante de milhares de iranianos reunidos por ocasião do 31º aniversário da Revolução Islâmica.

O presidente também afirmou que o Irã produziu a primeira carga de urânio enriquecido a 20%:

- O Irã é capaz de enriquecer urânio a mais de 20% e, inclusive, a mais de 80%, mas não o fará, pois não precisa".

Ahmadinejad anunciou ainda que o Irã "em breve triplicará a produção de urânio enriquecido a 3,5%".

O Irã está sendo ameaçado com novas sanções internacionais pela recusa em cessar as atividades de enriquecimento de urânio.

As potências ocidentais e Israel suspeitam que as autoridades iranianas pretendem fabricar armamento nuclear sob a cobertura de um programa nuclear civil.

Líderes de oposição sofrem ataques

Os líderes da oposição Mohammad Khatami e Mehdi Karubi foram agredidos nesta quinta-feira quando se dirigiam a protestos convocados por conta do aniversário da Revolução Islâmica, no Irã, mas escaparam ilesos.

Karubi, ex-presidente do Parlamento, não foi atingido durante o ataque a seu automóvel, que aconteceu em meio a confrontos entre partidários da oposição, manifestantes pró-governo e a polícia. Segundo o filho de Karubi, no entanto, vários seguranças ficaram gravemente feridos.

O carro de Khatami, ex-presidente reformista, também foi atacado quando se dirigia à manifestação. O líder escapou ileso, segundo o site da oposição Rahesabz.

Milhares celebram revolução

Dezenas de milhares de iranianos se reuniram em meio a um forte esquema de segurança na grande praça Azadi, em Teerã, capital do país, para celebrar o 31º aniversário da Revolução Islâmica.

A multidão chegou ao local com bandeiras do país e cartazes com frases já conhecidas, como "Morte a Israel" e "Morte aos Estados Unidos", segundo as imagens exibidas pela televisão estatal.

Um grande aparato policial foi mobilizado dentro e ao redor da praça, onde Ahmadinejad fez um discurso à população.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143017/visualizar/