Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 10 de Fevereiro de 2010 às 07:47
Por: Fernando Duarte

    Imprimir


As jovens de 16 a 24 anos e os homossexuais são os alvos da campanha HIV/Aids no Carnaval 2010. A escolha foi baseada em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde (MS), que colocou esses grupos como os que mais apresentam a doença. Além do uso de preservativos, a campanha também divulga o diagnóstico rápido.

Na edição do ano passado, homens e mulheres com mais de 40 anos foram os focos da campanha, mas devido a pesquisa que apontou que para 8 garotos com Aids havia 10 garotas com a doença, o MS resolveu mudar o enfoque. A faixa etária para essa pesquisa é entre 13 e 19 anos. Em Mato Grosso, o maior número de casos também é com o sexo feminino. De 1998 a 2009, dos 189 casos de Aids registrados no Estado, 53 foram em homens (28,04%) e 136 em mulheres (71,9%).

Os números do ministério também indicam que existe maior incidência da doença nos homossexuais comparado aos heterossexuais, sendo 39,2% das pessoas pesquisadas ante 22,2%. A coordenadora estadual do Programa DST/Aids, Marlene Plaster, explicou que mensalmente o governo federal envia preservativos aos municípios, mas que no período carnavalesco existe aumento de 50% na remessa. Durante todo o ano, são enviadas 24 milhões de unidades de preservativos masculinos para Mato Grosso. "Precisa-se prevenir não apenas contra a Aids, mas contra a hepatite e gravidez indesejada".

Esse aumento de 50% significa que o Estado terá um reforço de 3 milhões de preservativos para o Carnaval deste ano, que serão distribuídos nos 16 escritórios regionais englobando todos os 141 municípios. Cuiabá e Várzea Grande receberão juntas mais de 530 mil unidades.

Teste da doença - Outro serviço que estará a disposição da população é o teste rápido para identificação da doença. Nele, o dedo da pessoa é perfurado para análise da gota de sangue. Em 15 minutos é possível saber se o indivíduo está ou não com o vírus HIV. Em Cuiabá, o teste pode ser feito no centro de saúde do bairro Grande Terceiro e no Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), no bairro Porto, próximo a avenida Prainha. Em Várzea Grande, o teste é realizado no Serviço de Assistência Especializada (SAE), na avenida Castelo Branco, próximo ao ginásio Fiotão.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143179/visualizar/