Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 09 de Fevereiro de 2010 às 12:51
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


O ministro Tarso Genro (Justiça) reagiu nesta terça-feira às críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão presidencial. Tarso disse que FHC "busca dar um rumo para uma oposição sem rumo", com críticas que são "duras demais para sua trajetória".

"Eu acho que o presidente Fernando Henrique é o principal personagem político da oposição, que busca dar um rumo para uma oposição sem rumo. Independente disso ser bom ou não, é importante ele participar do debate nacional", afirmou.

Tarso considerou "estranho" que Fernando Henrique participe do debate político nacional enquanto seus companheiros se mantêm em silêncio --numa referência ao governador de São Paulo, José Serra (PSDB), pré-candidato tucano ao Palácio do Planalto, que não vem publicamente se manifestando a respeito da disputa eleitoral.

"Estranho não é o Fernando Henrique no debate, mas que os seus companheiros não o acolham nesse debate. Há dois meses almocei com o ex-presidente FHC, tive uma impressão positiva. Mas acho que ele faz críticas duras demais para a sua trajetória", afirmou.

Segundo o ministro, as palavras de Fernando Henrique "elevam o nível do contencioso político" nas eleições deste ano. Pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso defendeu que os políticos priorizem suas plataformas de governo no debate, e não ataques pessoais.

"Quando as pessoas transformam debate político em pessoal, retiram a natureza do debate. Eu tenho a convicção de que a candidata Dilma vai debater a continuidade e contribuição a esse projeto do presidente Lula e apresentar perspectivas futuras. Não acho impróprio levantar críticas a candidatos, mas não acho produtivo."

Críticas

Ao participar ontem da inauguração da Biblioteca de São Paulo, obra do governo estadual, Fernando Henrique fez novas críticas a Dilma e a Lula --além de citar abertamente Serra como o candidato da oposição.

"[Dilma] pode até vir a ser, mas por enquanto ela não é líder. Por enquanto, é reflexo de um líder", disse, se referindo a Lula. "O Serra já tem liderança e mostrou que faz."

Antes, FHC havia publicado artigo afirmando que Lula "enuncia inverdades" e desafiando os petistas a fazerem comparações "sem mentir" e "sem descontextualizar".






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143270/visualizar/