Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Fevereiro de 2010 às 08:24

    Imprimir


Endividado pela antecipação de compras provocada pelos incentivos fiscais do governo, o consumidor brasileiro vai frear a busca por crédito para a aquisição de bens no primeiro semestre. É o que mostra o Indicador Serasa Experian de Perspectiva de Crédito ao Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (3). O índice, que antevê o comportamento do crédito, recuou 1,2% em dezembro, para 103,9. Foi a terceira queda mensal consecutiva, o que sinaliza que os empréstimos às pessoas físicas devem desacelerar até junho, especialmente ao longo do segundo trimestre.

De acordo com a Serasa, além do endividamento dos consumidores, o fim dos estímulos fiscais, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca e automóveis, a expectativa de elevação da Selic e a valorização do dólar estão entre os fatores que devem reduzir a busca por crédito. A empresa diz, no entanto, que o fato de o indicador permanecer acima de 100 indica que a desaceleração deve ocorrer de forma gradual.

No caso das empresas, o indicador também recuou em dezembro: -0,6%, para 99,6. O valor tem oscilado ao redor de 100 desde o segundo semestre de 2009, o que indica normalização nas condições do crédito corporativo. O fato de não ter rompido aquele nível, contudo, indica que a demanda das empresas tem sido suprida pelos chamados recursos direcionados (montante que os bancos são obrigados a destinar para a concessão de crédito de setores específicos), especialmente por meio de repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Segundo dados do Banco Central (BC), citados pelo Serasa, os repasses do BNDES cresceram 20,5% em 2009, ao passo que as operações com recursos livres avançaram apenas 1,2% no ano passado.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143705/visualizar/