Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Fevereiro de 2010 às 10:22
Por: Raphael Hakime

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (2) que o governo retirou os subsídios à indústria, como a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), por perceber que a economia já caminha com as próprias pernas. Mantega participa nesta manhã do encontro do Lide (grupo de líderes empresariais), em São Paulo.

- Julgamos que era o momento de deixar os subsídios, mantendo o cronograma previsto de vencimentos. A economia está pronta a caminhar com as próprias pernas e eu agradeço a coragem dos empresários brasileiros que nos ajudaram a superar a crise.

.O governo descartou recentemente a renovação dos incentivos fiscais para o setor de eletrodomésticos, que terminou em 31 de janeiro. O benefício para o setor de veículos terminou em dezembro do ano passado e atualmente só os setores de móveis e de material de construção ainda estão isentos.

Mantega não descartou a possibilidade do governo aumentar a taxa de juros, a Selic, para conter a inflação. Ele não deu detalhes sobre o valor do aumento da taxa, atualmente em 8,75%. Mais cedo, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) informou que a inflação na capital paulista, no mês de janeiro, foi a maior desde fevereiro de 2003.

O ministro comemorou o desempenho do Brasil frente à crise internacional e afirmou que o país deve encerrar 2010 com mais 1,5 milhão de empregos. Ele comentou sobre a falta de mão de obra em alguns setores da economia e descartou que isso fosse prejudicial à economia.

- Na habitação, já se fala que faltam empregos na construção civil. A falta de mão de obra nesse setor é um excelente problema para o governo. Pior seria se faltassem empregos.

Sobre o crescimento do país, Mantega disse que o governo deve aumentar os investimentos nos próximos anos, por conta da camada pré-sal e da construção do trem- bala em função da Copa do Mundo e Olimpíadas.

O Lide é uma associação de empresários, formado por líderes de corporações nacionais e internacionais, que promove a integração entre as empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, atividades de conteúdo, iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/143976/visualizar/