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Concursos/Empregos
Segunda - 01 de Fevereiro de 2010 às 03:46
Por: Fernando Duarte

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Otmar Oliveira
Candidatos não enfrentaram problemas nos locais das provas, prevalecendo a organização
Candidatos não enfrentaram problemas nos locais das provas, prevalecendo a organização

O planejamento feito para o Concurso Público do Estado na fase de Ensino Fundamental surtiu efeito. O trânsito em Cuiabá e Várzea Grande não apresentou problemas, tiveram poucas ocorrências policiais e as críticas dos candidatos limitaram-se a dificuldade das questões. Em todo o Estado, das 75.131 pessoas esperadas, participaram em torno de 60 mil candidatos para 2 mil vagas. A abstenção ficou em 19%. Foram designados quase 1,5 mil servidores para atuar na segurança do certame.

Os portões das 162 instituições de Mato Grosso (105 em Cuiabá e Várzea Grande) foram abertos ao meio-dia, onde os candidatos puderam confirmar na entrada das instituições a sala designada para a prova, que começou pontualmente às 13 horas. No Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (ICEC), que apresentou muito caos em novembro passado, a entrada foi tranquila e sem tumulto. Dois agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) organizaram a avenida Afonso Pena, que teve o trânsito lento mas sem problemas. Duas viaturas da Força Estadual de Segurança também estavam atuando no local. Muitos comerciantes aproveitaram para faturar no dia do evento, sendo que até um estacionamento para motocicletas foi criado.

Os fiscais e coordenadores também apresentaram rigorosidade aos candidatos. Um deles foi barrado porque não apresentava caneta de corpo transparente, e os objetos eletrônicos eram guardados em envelopes entregues pela organização. Na Escola Estadual Presidente Médici havia, além da Polícia Militar, uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma ambulância.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Diógenes Curado, aconteceram apenas 2 ocorrências em Mato Grosso. Uma em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá), onde o candidato apresentou uma carteira de identidade com a foto trocada sem estar carimbada, e outra em Cuiabá, que não tinha o nome na lista por não ter pago a inscrição. Dos quase 1,5 mil servidores da Sejusp, 1.076 eram PMs, 255 da Polícia Civil e 89 do Corpo de Bombeiros.

O presidente do Comitê de Acompanhamento do Concurso Público, secretário da Casa Militar Alexander Maia, disse que o concurso ficou dentro do normal e do estava sendo esperado. Mas ele argumentou que o número de guardas de trânsito prometido pela administração da SMTU ficou aquém ao acordado em ofício. No documento, a Secretaria estimava enviar entre 40 e 50 servidores, mas havia menos da metade disso.





Fonte: A Gazeta

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