Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 31 de Janeiro de 2010 às 10:35
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Com investimentos de R$ 800 mil, a Ananda Metais, fabricante de telhas em aço, ampliou o parque fabril no país e instalou mais uma unidade, deste vez, em Cuiabá. O empreendimento entrou em operação no começo deste mês. A escolha de Mato Grosso para receber mais uma fábrica do grupo teve o peso de a Capital ser uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, já que isso irá movimentar o setor da construção civil, segmento para o qual a Ananda é fornecedora.

A empresa é especializada em aços transformados com 17 anos de atuação no mercado nacional. A unidade de Cuiabá terá capacidade para produzir 300 toneladas de aço por mês, com possibilidade de ampliar a quantidade produzida, o que o vai depender da demanda de pedidos. A fábrica ocupa uma área de 750 m2, e está localizada na saída para Chapada dos Guimarães. No local serão produzidas principalmente telhas trapézio 40, telhas onduladas, telhas termoacústicas, perfis para estrutura metálicas e bobininhas, demandando a contratação de 10 trabalhadores diretos.

O diretor de Marketing e Novos Produtos da Ananda Metais, Matheus Wood Lopes, afirma que o investimento inicial foi direcionado à montagem da estrutura física do empreendimento e também para a compra da matéria-prima para a fabricação dos primeiros lotes dos produtos. Ele conta que são usados em maior escala aço e isopor, para a fabricação das telhas. "Elas são voltadas principalmente para cobertura de galpões industriais. E em Mato Grosso há bastante mercado, pois o estado está crescendo, e atraindo mais indústrias para a região, o que consequentemente mostra um cenário promissor".

Ele complementa dizendo que as obras que serão realizadas na região visando a Copa do Mundo também foi um dos fatores que determinou a vinda da Ananda Metais para Cuiabá, já que várias construções serão implementadas para receber o evento esportivo, como estádio, centros esportivos, além de obras privadas. A maior parte do aço utilizado pela empresa para a fabricação das telhas é importada, vinda principalmente da Alemanha, Coréia do Sul, México, entre outros, que chegam ao porto de Paranaguá, no Paraná, e de lá vem direto para Mato Grosso.

A vinda da Ananda para o Estado também passou por uma análise do controle fiscal desenvolvido em Mato Grosso. O diretor Comercial, José Cabana Filho, afirma que "trata-se de um Estado em crescimento, com uma fiscalização rígida, que possui destacada atuação na produção de grãos e que quer mudar este panorama. O Estado está em busca de novas fontes de ganho, apoiando empresas que querem novas regiões para atuar". Na avaliação de Cabana Filho, o mercado de telhas demonstra cada vez mais fortalecimento na regionalização, exigindo das empresas proximidade de seus clientes.

Sobre a empresa - A Ananda Metais também tem outras 4 unidades fabris e 2 escritórios comerciais, em 5 regiões do país: São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, sendo esta última a unidade da federação a responsável por abastecer o mercado local até o ano passado.

Na unidade de Piracicaba (SP), são fabricados produtos para cobertura. São telhas em aço galvanizado e galvalume, em modelos que variam da trapezoidal, ondulada, calandrada, multidobra, perfurada a modelos diferenciados como termoacústica e pintada, além de acessórios para cobertura como calhas e rufos, contendo duas linhas próprias de pintura eletrostática. No local ainda se fabrica a linha de produtos para divisórias e forros como perfis drywall, steel frame, perfis divisória naval 35 mm, perfis painel wall 40 mm, especiais e acessórios para forros em Gesso, PVC e perfil clicado.

Em Curitiba, além de produtos para cobertura, a unidade é responsável pela produção de perfil estrutural (Viga U). Já em Três Lagoas (MS), o foco está no segmento isolamentos térmicos, com o que há de mais moderno em painéis isotérmicos, câmara frigorífica, e sala limpa. A empresa está no mercado desde 1992.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144167/visualizar/