Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 27 de Janeiro de 2010 às 19:57

    Imprimir


O Comitê de Política Monetária (BC) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira manter a taxa básica de juros em 8,75% ao ano pela quarta reunião seguida. Com isso, o indicador permanece no menor patamar desde a sua criação em 1999.

Este piso foi estabelecido em julho de 2009 e também mantido nas reuniões de setembro, outubro e dezembro do ano passado.

A Selic iniciou 2009 em 13,75%, sendo reduzida para 12,75% já na primeira reunião do Copom no ano, em janeiro. Em março, caiu para 11,25% ao ano, com nova redução em abril para 10,25%.

Em junho do ano passado houve um novo corte de 1 ponto percentual para 9,25% ao ano e em julho o comitê reduziu o ritmo, com uma queda de 0,5 ponto percentual para 8,75% ao ano, percentual que é mantido desde então.

A taxa básica de juros remunera os títulos públicos depositados do Serviço Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de parâmetro para o custo do dinheiro nas operações de empréstimo entre bancos. Por consequência, também influencia a taxa cobrada dos consumidores que pegam dinheiro emprestado de instituições financeiras.

Quanto menor a Selic, mais interessante para os bancos é emprestar ao consumidor e esperar o recebimento de juros maiores, do que comprar títulos do governo, que são garantidos, mas pagam menos. De acordo com a última pesquisa da Fundação Procon-SP, a taxa média para o empréstimo pessoal em 10 grandes bancos brasileiros ficou em 83,06% ao ano (5,17% ao mês) na pesquisa de janeiro.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144584/visualizar/