Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Janeiro de 2010 às 15:02

    Imprimir


Mohammed Ameen/Reuters
Equipes da defesa civil de Bagdá inspecionam prédio danificado por uma das três explosões de hoje
Equipes da defesa civil de Bagdá inspecionam prédio danificado por uma das três explosões de hoje

Ao menos 36 pessoas morreram nesta segunda-feira em três explosões de carros-bomba, aparentemente coordenadas, no centro da capital iraquiana, Bagdá, informou o Ministério do Interior iraquiano. As explosões encerram um período de mais de um mês de relativa calma em Bagdá.

As explosões, que ocorreram com uma diferença de 15 minutos, foram causadas por três carros-bomba detonados por suicidas e deixaram ainda ao menos 71 feridos. Associated Press fala em 80.

A primeira explosão ocorreu às 15h40 (10h40 no horário de Brasília) próximo ao hotel Sheraton, na rua Abu Nawas Street, do outro lado do rio Tigre, que separa a região da Zona Verde, área de alta segurança onde ficam a sede do governo e embaixadas. 

O hotel é considerado um marco da paisagem da capital e o impacto, afirma a agência de notícias Reuters, chegou a abrir portas e enviar uma nuvem de poeira para o seu escritório na região. A explosão ocorreu ainda em frente a um parque frequentado por famílias.

As imagens de TV mostram ambulâncias e caminhões de bombeiros correndo até a cena da explosão, onde os muros de concreto que protegem o prédio caíram. A polícia e os soldados bloqueiam a entrada.

O hotel não recebe hóspedes há anos e serve principalmente para escritórios de companhias locais e algumas organizações de mídia, embora alguns grupos de viagem de aventura tenham incluído o hotel na lista de hospedagem nos últimos anos.

Zina Tareq, jornalista iraquiana que estava em seu escritório no momento da explosão, disse que se jogou sob uma mesa com a filha de cinco anos de uma colega.

"Nós ouvimos um som muito forte. O teto desmoronou sobre nós e as janelas quebraram", contou, citada pela Reuters. Outra colega ficou ferida pelo vidro quebrado.

Autoridades dizem que outra explosão foi registrada perto do hotel Babylon, utilizado por viajantes iraquianos e para algumas reuniões do governo.

O local da terceira explosão foi o hotel Al Hamra, que é muito frequentado por jornalistas ocidentais desde a invasão americana de 2003. Um repórter ocidental disse que o hotel sofreu grandes danos.

A polícia iraquiana busca sobreviventes sob os escombros de diversas casas próximas ao hotel que foram destruídas com o impacto da explosão.

As explosões, aparentemente um ataque coordenado, encerraram um período de um mês e meio de relativa calma na capital iraquiana, enquanto o país prepara as eleições parlamentares de 7 de março. A votação ocorre em um momento crítico para o país, que emerge de violenta disputa sectária e fecha contratos bilionários com empresas internacionais de extração de petróleo, que pode ser o caminho para o crescimento econômico.

O último grande ataque em Bagdá ocorreu em 8 de dezembro passado, quando uma série de carros-bomba mataram mais de cem pessoas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/144908/visualizar/