Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 22 de Janeiro de 2010 às 23:18

    Imprimir


O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), rebateu nesta sexta-feira as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chamou o tucano de "babaca" durante reunião ministerial realizada ontem, em Brasília. Segundo Guerra, Lula não sabe controlar o vocabulário.

"Respeito Lula como Presidente do Brasil. Na minha vida pública, sempre que surgiram acusações pessoais contra o Presidente, nunca as respaldei. Ele é conhecido por não controlar o seu vocabulário. Portanto, quando ele faz comentários de baixo padrão, não vou respondê-los no mesmo nível. Não é esse o nível da discussão política que um Presidente da República deve manter", disse Guerra por meio da assessoria do PSDB.

O senador, que está nos Estados Unidos, também criticou o fato de Lula ter dito aos ministros que o tucano fala bobagem por desconhecer até mesmo as obras no seu próprio Estado.

"Em relação as obras em Pernambuco, Lula sabe que muitas começaram antes do PAC e algumas continuaram com ele, mas que todas têm a minha participação e o meu trabalho. O presidente poderia saber sobre isso se falasse com a sua bancada no Senado Federal", disse.

O bate-boca entre petistas e tucanos começou após Sérgio Guerra dizer, em entrevista à revista "Veja", que, caso os tucanos ganhem as eleições, acabarão com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Na terça-feira, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata petista à Presidência, rebateu a declaração de Guerra alegando que os tucanos sempre quiseram acabar com os programas do governo Lula, incluindo o Bolsa Família.

A discussão ganhou corpo e, na quarta-feira, Guerra disse que Dilma mente, pois o PSDB não pretende acabar com o Bolsa Família. Além disso, afirmou que o PT é "doutor em terrorismo eleitoral" e argumentou que o PAC, uma das principais plataformas na campanha de Dilma à Presidência, tem obras que "não passam de pedras fundamentais para servir de palanque eleitoral".

No dia seguinte, a direção do PT subiu o tom da discussão e em nota assinada pelo atual presidente da legenda, Ricardo Berzoini, e pelo presidente eleito do partido, José Eduardo Dutra, chamou Sérgio Guerra de "jagunço da política". Escreveram, ainda, que o governador José Serra --possível candidato do PSDB à Presidência-- é "hipócrita" por não entrar no bate-boca.

Em resposta aos petistas, o PSDB anunciou ontem que vai processar Berzoini e Dutra por calúnia e difamação.

Já nesta sexta-feira, Lula e Serra se encontraram durante inauguração de um laboratório farmacêutico em Itapira (SP), e, em vez de acusações no campo da política, preferiram trocar apenas provocações sobre futebol.

Discursando antes de Lula, Serra, que é palmeirense, lamentou ter encontrado poucos palmeirenses como ele no laboratório. "Quando cheguei perguntei se tinha algum palmeirense e tinha muito pouco, infelizmente", disse.

Por sua vez, Lula aproveitou a deixa do governador paulista e emendou: "não tem nada mais importante para um corintiano do que ver um palmeirense perceber que tem tão pouco palmeirense aqui e tanto corintiano. Serra, já ganhei o dia por isso", afirmou o presidente.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145124/visualizar/