Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 15 de Janeiro de 2010 às 08:42
Por: Riomar Trindade

    Imprimir


O preço da gasolina na bomba deverá ter um aumento de aproximadamente 2% em fevereiro, como reflexo da redução da mistura de álcool à gasolina, que cairá de 25% para 20%. A opinião é do economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). "Dado que a gasolina pesa 3% no Índice de Preços ao Consumidor (IPC/FGV), este aumento momentâneo deverá impactar em 0,06 ponto percentual no IPC do mês. Depois do dia 1º de maio, esse impacto começará a ser dissipado e seu efeito tende a ser nulo na inflação de 2010".

Para André Braz, o maior benefício da redução do percentual de mistura é impedir aumentos no preço do álcool. A redução do percentual do anidro à gasolina, que ocorrerá entre os dias 1º de fevereiro e 1º de maio, aumentando a oferta de álcool, reduzindo o preço a médio prazo.

Como efeito colateral, uma vez que a gasolina pura é mais cara que o álcool anidro, o derivado de petróleo comprado no posto deverá ficar mais caro. "É uma questão de tempo, o suficiente para a renovação dos estoques no varejo", avalia o pesquisador da FGV Maurício Canêdo. A especialista da FGV em petróleo e gás, Adriana Perez, acredita que o maior direcionamento de consumo da gasolina ocorrido em janeiro - foi uma consequência natural já que o preço do álcool subiu.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/145930/visualizar/