Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 04 de Janeiro de 2010 às 22:42

    Imprimir


A ACSP (Associação Comercial de São Paulo) registrou um crescimento de 5% no movimento de vendas a prazo e de 7,5% no volume de vendas à vista no mês de dezembro no comércio varejista, na comparação com o mesmo período de 2008. No ano, a ACSP detectou uma queda de 9,3% nas vendas a prazo, mas um crescimento de 1,2% nas vendas à vista.

Em relação ao novembro, o crescimento foi na casa dos dois dígitos: 38,4% no caso das transações à vista, e 26%, no caso das operações a prazo.

O aquecimento do setor é calculado a partir das consultas feitas aos serviços do SCPC/Cheque (vendas à vista) e SCPC (Vendas a prazo). Na média dessas consultas, a associação calculou um crescimento de 6,2% no período, sob influência, entre outros fatores, da redução do IPI para veículos, linha branca e materiais de construção.

Inadimplência

A ACSP também verificou uma queda na inadimplência do setor. Os registros de atrasos no SCPC caíram 3,4% na comparação com dezembro de 2008, o que para a área de análise do ACSP significa que o consumidor aproveitou o décimo-terceiro salário para, principalmente, saldar seus compromissos financeiros.

Essa percepção foi reforçada pelo fato dos cancelamentos dos registros nos SCPC terem crescido 17,5% no mesmo período (dezembro contra dezembro.

O mesmo quadro se repetiu na comparação ano a ano: em 2009, o número de registros aumentou 2,7%, mas o total de cancelamentos desses registros teve incremento de 4,7%.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/147049/visualizar/