Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Dezembro de 2009 às 14:21
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) inaugura no próximo sábado (12.12), no Hospital Regional de Colíder, 10 leitos de UTI, um Centro Cirúrgico e a ampliação da ala de enfermaria. A solenidade de inauguração acontece, às 10h30, e contará com as presenças do governador Blairo Maggi, o vice governador, Silval Barbosa e o secretário de estado de Saúde, Augustinho Moro.

Segundo a diretora geral do Hospital Regional de Colider, Jucineide Oliveira Silva, “o Governo do Estado investiu cerca de R$ 500 mil na implantação da unidade de UTI, que conta com oito leitos de UTI neonatal e dois leitos de UTI infantil. A UTI será usada para atender os partos de risco no atendimento a população do município de Colíder e cidades de abrangência”.

O Hospital Regional de Colíder está localizado na região Norte do Estado, a 650 quilômetro da capital, Cuiabá. Possui 86 leitos, cinco ambulatórios de especialidades ambulatoriais, um consultório de Odontologia para pacientes especiais, Pronto Atendimento de Urgência e Emergência e uma unidade de Coleta e Transfusão de Sangue. Também presta assistência de saúde em Média e Alta Complexidade a 15 municípios de abrangência, atendendo a uma população de cerca de 130 mil habitantes, alem de população indígena do Norte de Mato Grosso e do Estado do Pará, sendo considerado como centro de referencia no atendimento à saúde pública da região.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que o “Estado vem ampliando serviços de Média e Alta Complexidade no interior do Estado, dentro do projeto da Interiorização antes inexistente ou somente realizados na capital. A inauguração desses leitos de UTI significa avanços nas ações de saúde do estado e que agora o Hospital Regional de Colíder é referencia no atendimento pediátrico, principalmente nos serviços de gestantes de alto risco.

Hoje são mais de 280 leitos de UTI disponibilizados pelo SUS ou por hospitas conveniados que, somente no Governo Blairo Maggi, passaram a existir no interior. Temos instalados mais de 100 leitos de UTI nos mais diversos hospitais de referencia no interior. As UTIs no interior, efetivamente, significam a implementação e o aprimoramento dos serviços de saúde do estado”.

SERVIÇOS – O Hospital Regional de Colíder oferece, à população do Norte do estado, os serviços de Anestesiologia, Cardiologia, Clinicam Geral, Cirurgia Pediátrica, Clinica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Intensiva, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Odontologia e Bucomaxilo, Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e Dietética, Enfermagem e Serviço Social.

DADOS – Durante o ano de 2009 o Hospital Regional de Colíder realizou 4.541 internações, atendeu a 262 pacientes com Terapia Intensiva, e 91 pacientes neonatais, dentre tantas outras especialidades, alcançando uma média de 1.327 atendimentos/dia.





Fonte: Assessoria/SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148363/visualizar/