Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 21:44
Por: Vinícius Tavares

    Imprimir


O Ministério da Justiça (MJ) aceitou os pedidos de adesão dos municípios de Cuiabá, Rondonópolis e Paranatinga ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

De acordo com o deputado federal Valtenir Pereira (PSB/MT), a adesão permite que os municípios recebam recursos do MJ para aquisição de viaturas, câmeras para monitoramento, equipamentos, para formação de guardas municipais e até para a realização de obras de infra-estrutura em locais com alto índice de criminalidade. "Ingressar no Pronasci permite a estes municípios ter acesso a inúmeros investimentos consideradoss prioritários", acrescentou.

O programa faz parte de uma política de segurança pública com ações de natureza preventiva e social. O Pronasci tem mais de 90 ações que integram a União, Estados e Municípios e setores da sociedade. O público alvo são jovens entre 18 a 24 anos que estejam prestes a ingressar na criminalidade, "Cinquenta por cento dos jovens encarcerados têm entre 19 a 24 anos", revelou o deputado.

Conforme estudo foi encomendado pelo Ministério para conhecer a realidade dos municípios e aplicar melhor as verbas federais, 25 das 43 cidades mais vulneráveis à violência entre jovens ainda não receberam verbas do Pronasci. Itabuna, na Bahia, e Marabá, no Pará, os primeiros colocados no ranking do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, por exemplo, ainda não aderiram ao programa.

A liberação de verbas deve demorar mais de três meses em alguns locais. Criado pelo Ministério da Justiça em agosto de 2007, o Pronasci já recebeu a adesão de 115 municípios e liberou até novembro deste ano R$ 900 milhões para programas que investem em benefícios salariais para policiais e criam gabinetes de gestão integrada nos municípios, entre outras ações.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148583/visualizar/