Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 10:17

    Imprimir


Os servidores administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) decidiram suspender o movimento de paralisação que conduziam desde o dia 13 de novembro em Mato Grosso e em quase todo o brasil. Neste momento, a categoria está reunida na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no bairro do Porto, ao lado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A decisão foi tomada em Brasília na quinta-feira, depois que a categoria conseguiu assegurar condicionantes para retomar o trabalho, incluindo o debate da pauta emergencial do setor sem que nenhum servidor seja penalizado com corte de ponto. O MTE também assegurou que não haverá retaliação política aos servidores. Na próxima quarta, 16, uma nova reunião será realizada e deve discutir a reposição dos dias parados. Nesta quinta uma audiência pública levou mais de 300 servidores do MTE à Câmara dos Deputados.

Diversos parlamentares declararam apoio ao pleito dos servidores e foi enviado um comunicado direto ao presidente Lula, ao ministro Paulo Bernardo (Planejamento) e ao ministro Carlos Lupi (Trabalho).O documento solicita atendimento imediato às demandas do MTE, visto à urgência da situação desfavorável em que os trabalhadores se encontram. Os deputados se comprometeram a seguir intermediando o debate dos trabalhadores junto ao Executivo.

Fórum debate problemas – Os servidores do MTE precisaram de quase um mês lutando para que o governo garantisse a discussão da pauta que inclui a reestruturação emergencial da carreira. Na reunião desta quinta o MTE se comprometeu a realizar um fórum de debates estaduais. O objetivo é levantar os problemas das DRT´s por local de trabalho. A partir deste levantamento um debate nacional deve acontecer para apontar as soluções para os problemas detectados. Na próxima quarta o calendário desses debates deve ser definido.

Uma das ideias que também será debatida está na organização de plantões de 12 horas ininterruptas. A ideia é de que esta nova estrutura possibilite aumento de produtividade e melhora direta na qualidade do atendimento à população. Com os turnos de 12 horas, cada servidor teria carga horária de 6 horas e veria atendida uma de suas principais reivindicações. O MTE assegurou que se verificar que haverá aumento na produtividade e qualidade no atendimento como garantem os servidores esta demanda poderá ser implantada.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT) junto com a Confederação Nacional do Serviço Público Federal (Condsef) esperam, para a próxima semana, a confirmação de uma reunião com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento para tratar exclusivamente as demandas do MTE. O ciclo de debate com o governo tem previsão de ser concluído no dia 22 de fevereiro. Os servidores aguardam o avanço no processo de negociações. Novas rodadas de assembléias vão avaliar as evoluções do período. Caso não seja verificado qualquer avanço, o processo de mobilização pode ser retomado.





Fonte: Condsef

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148659/visualizar/