Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 15:38
Por: Aline Romio

    Imprimir


O know how de Mato Grosso na produção sustentável levou o governador Blairo Maggi a apresentar a palestra 'O Futuro do Cesar Agronegócio na Amazônia’, em Vilhena (RO), na manhã desta sexta-feira (04.12) para uma plateia de 400 produtores da região, em sua maioria pecuaristas, que participam do Seminário ‘Caminhos para uma Pecuária Sustentável’, promovido pelo Governo do Estado de Rondônia, com a proposta de encontrar meios para produzir grãos aproveitando as áreas abertas no Estado. Rondônia tem 100% do território em área da Amazônia Legal.

Maggi ressaltou a importância da região amazônica na produção da carne consumida mundialmente. Cerca de 30% do consumo mundial sai da Amazônia. Em Mato Grosso, onde 50% da pecuária está em solo amazônico, políticas ambientais de sustentabilidade são aplicadas desde 2003. No entanto, Maggi destacou a necessidade de aliar as medidas públicas à conscientização dos produtores.

Durante a apresentação Blairo disse que quando assumiu o governo de Mato Grosso teve diversas dificuldades para encontrar mercado para o escoamento da produção do Estado, por ser o maior mercado produtor agropecuário do Brasil. “Tivemos diversas dificuldades, mas passamos de uma posição defensiva, no passado, para uma posição pró-ativa, buscando parcerias com produtores, políticos e Organizações Não Governamentais (ONGs)”, explicou.

O governador do Mato Grosso disse que o primeiro passo para a criação de uma pecuária sustentável, foi dar condições aos produtores rurais, ao se criar legalidade da atividade por meio de programas estaduais. “Hoje somos vistos com bons olhos por diversas comunidades devido as nossas ações”, declarou.

As parcerias entre setor produtivo, governo e Organizações Não Governamentais (ONGs) fizeram com que o Estado se tornasse referência no cenário nacional e internacional. E é exatamente este know how que já permite que programas como o MT Legal sejam “copiados” por outros Estados da região, a exemplo do Pará, Acre e, a partir de agora, Rondônia.

No fim da manhã, logo depois da apresentação do governador Blairo Maggi, o governador de Rondônia, Ivo Cassol, anunciou a criação de um cadastro para regularização dos produtores rurais, semelhante ao que há em Mato Grosso. Rondônia também já adquiriu imagens via satélite de alta resolução de vários pontos do Estado que tem 75% das áreas abertas utilizadas pela pecuária e 25% para a agricultura.

O ciclo de palestras teve inicio, às 11 horas, com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi. A programação segue até as 18 horas quando será assinado o protocolo para a certificação da carne bovina em Rondônia.

O governador Blairo Maggi foi acompanhado pelos secretários de Estado de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan; chefe da Casa MIlitar, coronel Alexander Maia; Vicente Falcão que assumirá a Secretaria Extraordinária de Apoio e Acompanhamento às Políticas Fundiárias e Ambientais e Mário Cândia, presidente da Acrimat.

Com informações da assessoria do Governo de Rondônia





Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149391/visualizar/