Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Dezembro de 2009 às 09:23
Por: Nelson Alves

    Imprimir


Idéia é estimular hábito junto às crianças, pais e professores

Com vistas a estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis junto às crianças, pais e professores, professoras da escola de Educação Infantil Sitio do Pica Pau Amarelo, de Denise desenvolveu o projeto Alimentação.

O encerramento do projeto ocorreu em duas etapas distintas, sendo uma primeira com pais de alunos e comunidade, ocorrida no plenário da Câmara Municipal na primeira quinzena de novembro e uma segunda, com os alunos no próprio recinto escolar.

Na composição da mesa de honra, foram convidados, a secretária de Educação, professora Alice Veiga, a representante da Pastoral da Criança, Maria das Dores, o presidente da Câmara, Elço Flávio, a coordenadora da Escola, Tereza Arcanjo, a representante dos professores, Débora Fernandes de Lima, o representante dos pais Osmar Ramos da Silva e a nutricionista das Usinas Itamarati Kelly Almeida que proferiu uma palestra sobre a importância da alimentação saudável.

Conforme disse a professora Débora, o projeto foi desenvolvido na linguagem dos alunos, facilitando a assimilação das crianças. “A escola aparece como local perfeito para a promoção de saúde, já que uma das propostas da Formação Continuada a qual a escola está inserida, se embasa na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”, comentou a professora.

Conforme esclareceu a coordenadora da escola, professora Tereza Arcanjo, a preocupação dos professores foi estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras, frutas e tubérculos em geral.

Segundo observou a coordenadora, os estudantes descobriram que alimentação saudável é a dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. “A dieta saudável deve ter todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões”, disse ela.

“Variar os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, e alternar as cores dos alimentos, é outra dica fundamental. Um prato bem colorido, reunindo vitaminas e sais minerais, também pode ser sinônimo de qualidade”, informou.

Por sua vez, a secretária Alice Veiga lembrou que durante a infância, a escola é o grupo social mais importante depois da família e por isso é considerado um bom local para o desenvolvimento de ações preventivas. “A nutrição adequada reflete melhorias no desempenho escolar, na imunidade e na freqüência às aulas. É essencial que todos os atores da comunidade escolar, incluindo seus dirigentes, percebam a importância da promoção da alimentação saudável na escola, seu papel e sua responsabilidade.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149443/visualizar/