Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 02 de Dezembro de 2009 às 15:46
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


Algumas famílias do Residencial Oito de Março, em Várzea Grande, foram contempladas, nesta quarta-feira (02.12), com geladeiras novas. A secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social,Terezinha Maggi, junto com o vice-presidente de operações da Rede Cemat, Antônio Carlos Fonseca, foram pessoalmente entregar as geladeiras, que fazem parte do programa “Luz em Conta”, de redução do consumo e eficiência energética.

Ao todo 10 famílias foram beneficiadas, cada uma, com uma geladeira nova com capacidade de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20W. Junto com as lâmpadas e geladeiras os consumidores também receberam orientações de economia, segurança e dicas para o uso correto do refrigerador.

“Estas famílias estão ganhando mais qualidade de vida, uma vez que a economia com a redução na conta de energia vai significar mais dinheiro no bolso e que poderá ser utilizado com outras coisas também importantes para os membros da família”, destacou a secretária.

A dona-de-casa Tereza Joaquina da Silva, 48 anos, foi uma das moradoras beneficiadas pelo projeto e ficou satisfeita ao ver o eletrodoméstico tomar o lugar da sua velha geladeira. “Qual é o pobre hoje em dia que tem condições de comprar uma geladeira novinha? Estou bem contente e vou zelar para que ela dure muitos anos”, comemorou a dona-de-casa, que também ganhou seis lâmpadas econômicas.

Sueli Pereira Gomes, 31 anos, mãe de 5 filhos, também está satisfeita. “É maravilhosa essa ajuda. A geladeira nova vai trazer mais um conforto e mais economia pra minha família”.

Para participar do projeto é necessário ter consumo de energia entre 80 e 220 kWh por mês, possuir ligação monofásica, estar adimplente com a concessionária e em situação regular de fornecimento de energia. A troca de uma geladeira velha por uma nova pode representar a redução de até 50% no consumo mensal de energia elétrica. Uma família que atualmente consome 180 kWh por mês poderá diminuir o consumo pela metade e obter redução total no ICMS.

ISENÇÃO DO ICMS

O Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), isentou a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) na compra de refrigeradores destinados ao programa “Luz em Conta”, da Cemat - Rede Energia. Os refrigeradores serão adquiridos com valores no mínimo 10% menores. A Sefaz já isenta o ICMS de aproximadamente 875 mil pessoas que consomem até 100 kWh por mês na conta de energia.

A partir desta parceria o projeto vai conseguir contemplar mais 900 novas famílias com a substituição de geladeiras antigas por modelos novos. A Cemat pretende entregar 9.600 refrigeradores até o fim de 2010.





Fonte: Assessoria/Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149637/visualizar/