Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 14 de Novembro de 2009 às 04:49

    Imprimir


O levantamento de propostas para agilizar os processos de obtenção de crédito fundiário e a qualificação do público alvo dos programas de reforma agrária são temas do seminário que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro no município de São José dos Quatro Marcos -MT, na região da Grande Cáceres.

A iniciativa de mobilização regional, promovida pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Contag e Fetagri-MT, começou na Chapada dos Guimarães – MT, em setembro, com o Encontro Estadual sobre Reforma Agrária e Crédito Fundiário. E prosseguiu, em outubro, com uma reunião específica para a região da Baixada Cuiabana. Agora, em novembro, os agricultores da região da Grande Cáceres serão esclarecidaos quanto às modalidades de aquisição de terras pelo crédito fundiário e as ações de reforma agrária no Estado.

Em relação ao encontro da região da Grande Cáceres, o supervisor do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Mato Grosso, Rodrigo Faccioni, salienta que “temos no estado a realidade de biomas variados, cada um com sua especificidade. Precisamos fazer com que as informações, tanto da forma de acesso ao crédito fundiário, como quanto ao uso correto da terra, cheguem às bases, primando pelo envolvimento dos beneficiários e beneficiárias do Programa e contribuindo para uma característica importante do PNCF que é o controle social”.

Desenvolvido desde 2003, o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF já atendeu mais de 76,5 mil famílias no país, cerca de 3 mil famílias somente em Mato Grosso, dando condições para que os trabalhadores rurais sem terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Benfeitorias, ações de infraestrutura e de assistência técnica também podem ser acessados pelo crédito fundiário.

O objetivo é estimular a geração de emprego e renda no campo, contribuindo para a diminuição da pobreza rural.





Fonte: Ascom MDA/Incra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150917/visualizar/