Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 12 de Novembro de 2009 às 01:33
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


Após epidemia no 1º semestre, doença volta apresentar índices alarmantes na Capital

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá decretou situação de alerta por alcançar em outubro o índice de 2% de infestação predial pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é 1%. Esta é a média registrada no município, mas em alguns bairros a situação é ainda pior. O Pedra 90 é considerado o mais crítico da cidade, onde o índice de infestação oscilou entre 15% e 19% no mesmo mês. Das 8 vítimas fatais por dengue registradas este ano na capital, 2, sendo uma criança e uma mulher, são moradoras do bairro, que já ultrapassou a marca de 1 mil notificações da doença.

Conforme o diretor da Vigilância em Saúde e Ambiente da Secretaria Municipal de Saúde, Wagner Simplício, o registro chama atenção pela rapidez com que foi alcançado, demonstrando que a população não está colaborando com a limpeza das residências e quintais. Em menos de 15 dias, o mutirão realizado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado já coletou mais de 2 mil toneladas de lixo.

"Nós passamos por uma crise grave de dengue no primeiro semestre e esse índice demonstra que a população ainda não está consciente e atenta. Não estamos encontrando esse lixo no quintal e sim dentro de casa. Está faltando uma atitude pró-ativa".

Só na região sul, foram detectados 47 bolsões de lixo. O diretor alerta ainda para a necessidade da limpeza dos quintais e eliminação dos criadouros do mosquito em lugares que possam acumular água parada, como pneus e caixas d"água, além de sofás, vasilhames e garrafas plásticas.

Em 2009, as notificações por dengue já somam 11.250 casos, sendo que 10.534 foram confirmados. Os números representam mais que o dobro dos registrados no ano passado. Só em outubro foram 85 notificações, enquanto que no mesmo período de 2008 foram 18. Entre setembro e outubro foram registrados 8 casos graves de dengue, 4 em cada mês. No ano já são 183 casos de febre hemorrágica e 131 de dengue com complicação. A preocupação é quanto a reincidência do tipo 2 da dengue em Cuiabá, o que já foi confirmada, fazendo com que as chances de contaminação na forma grave sejam maiores. O paciente que já teve dengue uma vez, ao pegar outro sorotipo, pode ter complicações.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151131/visualizar/