Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 07 de Novembro de 2009 às 10:40
Por: Elisete Mengatti/Cleber Gellio

    Imprimir


Mato Grosso foi um dos três estados brasileiros escolhidos para receber o programa “Sindicato Forte” a ser desenvolvido pelo Sistema Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) /Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e com a Administração Regional do Senar. “Mato Grosso é um exemplo para o Brasil por sua pujança do agronegócio. Sendo assim, só há um jeito de fortalecer ainda mais o segmento: fortalecendo os sindicatos rurais. Por isso, nós do sistema CNA/Senar, de forma consciente, escolhemos o estado para a implantação do programa piloto”, disse o secretário executivo do Senar Nacional, Omar Hennemann, que fez a apresentação do programa e seus objetivos.

O evento reuniu, nesta sexta-feira (6) na sede do Senar-MT no Centro Político Administrativo (CPA), dirigentes de entidades, supervisores do Senar, produtores e presidentes dos 14 sindicato rurais matogrossenses, escolhidos para serem os primeiros a receber o novo programa.

“Esta é mais uma causa que está sendo abraçada pelo Sistema Famato/Senar que, junto com as entidades maiores (CNA/Senar), vai desenvolver este programa que promoverá o fortalecimento dos sindicatos rurais do estado. Dentre tantos estados brasileiros, Mato Grosso foi escolhido, não apenas por sua força no setor da agropecuária, mas também pela disposição da diretoria do sistema, em receber e operacionalizar este programa. Nós entendemos que a força do agronegócio passa pelo fortalecimento dos sindicatos rurais e sempre estamos atentos a novos problemas e novas ações” declarou o presidente do Senar-MT, Normando Corral.

O "Sindicato Forte" foi concebido e desenvolvido pelo Senar do estado da Bahia e agora, que será nacionalizado para outros estados.

O programa visa requalificar os sindicatos rurais promovendo sua integração às estratégias nacional de desenvolvimento, com mais representatividade junto aos associados e maior legitimidade social.

Entre os objetivos do programa estão: Requalificação das lideranças sindicais rurais para o exercício de uma liderança sustentável e estrategicamente consolidada; Capacitação do corpo funcional dos sindicatos rurais ajustando-o às exigências burocráticas e administrativas de um sindicato atuante; Estabelecer instrumentos de reconhecimento situacional, controle e planejamento para a implementação de estratégias de consolidação sindical.

O Programa Sindicato Forte fará com que os Sindicatos estabeleçam estratégias de desenvolvimento institucional, ajustadas às novas exigências da produção rural tecnológica, competitiva e sustentável.

O Gerente de Relações Institucionais do Sistema Federação/Senar da Bahia, Rui Diaz Souza, que também participou da apresentação, explicou que o programa surgiu da necessidade de organizar, fortalecer e integrar os sindicatos rurais baianos. “Desde a implantação do programa no ano passado, muitos avanços já estão sendo observados. O principal deles é a melhoria na qualidade do atendimento prestado ao produtor rural, e isso foi possível devido à capacitação dos dirigentes e organização de 30 dos 90 sindicatos rurais existentes no estado” , revelou Dias, lembrando que a meta é fechar o ano de 2010, com a inclusão de 100% das entidades sindicais ao programa.

Em Mato Grosso as primeiras reuniões que marcarão o início da implantação do programa deverão acontecer já na próxima semana. Os sindicatos rurais inseridos nesta etapa são: Cuiaba, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimarães, Pontes e Lacerda, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, São José dos Quatro Marcos, Cáceres, Mirassol, Campo verde, Campo Novo do Parecis, Barra do Bugues e Tangará da Serra.





Fonte: Ascom Famato

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151479/visualizar/