Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 31 de Outubro de 2009 às 06:29
Por: Ana Paula Bortoloni

    Imprimir


O perfil dos advogados de Mato Grosso será alvo de uma pesquisa realizada pelo francês Stéphane Monclaire, 52, cientista político e professor da Universidade de Paris - Sorbonne. A coleta de dados, feita a partir do preenchimento de um amplo questionário, será feita após a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O objetivo é identificar o envolvimento social dos advogados no exercício da profissão.

Estão na lista, 18 cidades a serem estudadas pelo francês, em 6 estados, entre eles Mato Grosso, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal. Entre os critérios para seleção estão o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo que Cuiabá chamou a atenção do estudioso por ter o mercado em franco desenvolvimento, não saturado, e não ter tradição em advocacia, em comparação a estados onde a profissão é muito antiga, como São Paulo. "A média de atuação dos advogados aqui é de 5 anos", comenta.

Na outra ponta, ele estudará a realidade de Pelotas (RS), que tem o perfil quase oposto de Cuiabá, em que o curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) tem mais de 1 século de existência e o mercado está saturado.

O questionário visa levantar ainda a renda dos profissionais, origem financeira e a influência da família na opção para a advocacia. Ele diz que, tradicionalmente, os advogados que tem origem na classe média baixa tem mais envolvimento em questões sociais.

Monclaire estuda a realidade dos advogados brasileiros há 20 anos, tornou-se consultor do Ministério de Política Externa da França para questões brasileiras em 2003. A pesquisa será feita por amostragem e terá análise quantitativa e, após, qualitativa, a partir de entrevistas individuais.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151844/visualizar/