Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 30 de Outubro de 2009 às 10:39
Por: Thâmara Carvalho

    Imprimir


Após 24 anos de extinção, o Núcleo de Preparação de Oficiais de Reserva (NPOR) foi reativado em Rondonópolis. A solenidade de cerração de placa aconteceu na tarde desta quinta-feira e contou com a participação dos prefeitos de Rondonópolis e Cuiabá, José Carlos do Pátio e Wilson Santos, respectivamente, além do Comandante Militar do Oeste, General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi; do Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada José Júlio Dias Barreto; do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste, General de Brigada Eduardo José Barbosa; e, do Comandante do 18º Grupo de Artilharia de Campanha, Coronel Marco Aurélio Souto de Araújo.

O núcleo de preparação de oficiais de Rondonópolis vai ser o maior do Brasil, com formação de 30 oficiais em cada processo. O curso preparatório tem a duração de um ano, sendo divido em duas etapas: o básico e a formação e aplicação. Com a formação dos oficiais, a cidade passa a atender os Estados de Goiás e Mato Grosso do Sul.

O Comandante Militar do Oeste, General de Exército Renato Joaquim Ferrarezi, fala da importância do núcleo para a cidade, Estado e País. “O NPOR é um órgão que qualifica e forma grandes cidadãos. A lição de melhoria, defesa e segurança da pátria deve ser garantida por toda a população, pois os militares nada mais são do que cidadãos de fardas. Para ser oficial é feita uma seleção e vocês (alunos oficiais) foram os escolhidos, portanto aproveitem e se dediquem”, disse.

Para o Comandante do 18º GAC, Coronel Marco Aurélio Souto de Araújo, a reativação do núcleo era fundamental para a cidade, que apresenta uma estrutura sólida para abrigar os oficiais. “A cidade está em um momento pujante. Precisamos reativar este núcleo e abastecer os Estados vizinhos. A escola vai ser importante não só para os militares, mas também para a sociedade”, afirma.

O prefeito José Carlos do Pátio comenta que a principal lição adquirida do exército na época em que era militar foi a moral. “Tive a felicidade de servir o exército. A moral foi a principal lição que aprendi da instituição e até hoje carrego para minha vida. Eu sou muito grato pela parceria que o 18º GAC fez com o município, pois hoje temos 200 crianças aprendendo lições de patriotismo, civismo, além de participar de vários esportes”, afirma.

Pátio comenta ainda que ele e o prefeito da Capital foram R-2, um da artilharia e o outro da infantaria e que a união de ambos seria imbatível. “Se unirmos a artilharia com a infantaria não tem para ninguém”, brinca.

O prefeito de Cuiabá Wilson Santos ressalta a importância do exército para o Brasil. “Que bom seria se todos os municípios do País pudessem contar com um quartel do exército, que nada mais é do que uma escola de civismo, patriotismo e democracia. Nestes 24 anos sem o NPOR foram 450 jovens perdidos. Um patrimônio para o Mato Grosso”, fala.

Santos deixa um conselho para os 30 novos alunos do núcleo de preparação. “A oportunidade costuma passar uma vez pela nossa porta, devemos saber aproveitar. Ninguém é melhor que ninguém. As pessoas se diferenciam pelas suas conquistas”, conclui.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151909/visualizar/