Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 28 de Outubro de 2009 às 15:12

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realizará, no próximo ano, mais uma pesquisa para retratar o perfil da população brasileira. O Censo 2010, que vai nos dizer como somos, quantos somos e como vivemos, será tema de palestra no VI Encontro dos Prefeitos Mato-grossenses, nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento é realizado anualmente pela Associação Mato-grossense dos Municípios.

A palestra sobre o Censo 2010 será ministrada no dia 6, às 11h, pelo chefe da unidade estadual do IBGE Deovaldo de Souza. Para ele, a pesquisa é fundamental porque traça o nível sócio-econômico da população. “O resultado gera grande expectativa porque serve de referência para o cálculo do repasse do Fundo de Participação dos Municípios”, frisou.

O censo também é a base sobre a qual deverá ser feito todo o planejamento público e privado da próxima década. “O resultado da pesquisa é essencial para definir o número de vereadores por município e, assim, compor as Câmaras municipais”, destacou Souza.

Outro assunto abordado na palestra será a instalação, por parte do IBGE, das comissões municipais de geografia e estatística, que vão funcionar como canal de comunicação entre o instituto e os representantes da sociedade em cada município. As comissões serão formadas por membros do IBGE, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos municípios, e por organizações civis. O principal objetivo é cooperar para que o recenseamento local seja feito com êxito, criando facilidades para a sua realização.

A fase preparatória da operação censitária teve início em 2007 e os trabalhos foram intensificados no ano seguinte. A coleta de dados para o Censo 2010 começa no dia 1º de agosto do próximo ano e terá a mesma metodologia em todos os municípios do Brasil. O início da divulgação dos resultados será realizada em dezembro do mesmo ano.





Fonte: AMM/IBGE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152103/visualizar/