Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Outubro de 2009 às 13:27

    Imprimir




A assinatura de contratos de pré-incubação foi realizada na segunda-feira (19), nas dependências da Prefeitura de Nova Mutum. Cinco empreendedores juntamente com o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim e o secretário de Indústria Comércio e Turismo Luciano Albernaz assinaram os contratos. Os projetos aprovados contemplam as áreas de tecnologia social (artesanato), serviços (compras governamentais e manutenção industrial), agroecologia e alimentos.

Segundo Albernaz, a Incubadora de Empresas Sucesso tem por objetivo incentivar a criação e dar apoio a empresas que desenvolvem produtos e serviços de forma inovadora, contribuindo tanto para o seu desenvolvimento, quanto para seu crescimento e consolidação.

Estudos indicam que aproximadamente 60% das empresas fecham antes de completar de 2 anos de vida. “Na incubadora, essa chance diminui significativamente, pois essas empresas terão acesso às informações em diversas áreas como finanças, marketing, recursos humanos, qualidade, entre outros, recebendo a qualificação necessária para enfrentar o mercado. Além disso, pode utilizar toda a infra-estrutura da incubadora”, explicou. Dos cinco empreendedores, quatro serão residentes e um não-residente, ou seja, não utilizará a sala cedida pela incubadora, mas sim, as qualificações.

A coordenadora da Incubadora, Klissia Sutil avisa que para ter o projeto apoiado pela Incubadora é necessário passar por um processo de seleção. A proposta deve ser inovadora e viável para participar do Programa, sendo que esta é avaliada e aprovada pelo Conselho Técnico da Incubadora de Empresas Sucesso (Conteis), composto pelos parceiros Sebrae, Secitec (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia), Rede Inova (Rede das Incubadoras do Estado de Mato Grosso), IFMT (Instituto Federal de Tecnologia de Mato Grosso) UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Unirondon, Cooperfibra (Cooperativa dos Cotonicultores de Campo Verde) e Secretaria Municipal de Industria Comércio e Turismo.

Os contratos assinados de pré-incubação terão duração de seis meses. “Os primeiros seis meses são para que os empreendedores consolidem a idéia do projeto, busquem mercado, padronizem os produtos, além de formalizar a empresa”, destacou Klissia.

O projeto de José de Araújo (Cotanet), na área de serviços (compras governamentais), consiste em desenvolver um inovador processo, onde procurá em um site concentrar todas as informações a respeito da documentação necessária para uma empresa participar de pregões e licitações no município e região.

Seguindo a linha de tecnologia social , Marilene de Castro Vieira e associadas apresentaram um projeto denominado Art mais Verde de bonecas de algodão. “Montamos uma associação e temos sonhos de entrar no mundo dos negócios”, contou. Marilene lembrou que tudo começou com o curso Algodãozinho do Bolsa Família, oferecido pela Ação e Promoção Social. “Aprendemos, gostamos e vimos que tem futuro. Graças ao apoio da dona Leide conseguimos chegar até aqui e vamos expandir nossos negócios”, declarou.

O prefeito Dimorvan ficou feliz em assinar os contratos e acrescentou que a incubadora foi construída com um recurso federal através da emenda parlamentar do deputado Wellington Fagundes e contrapartida da prefeitura municipal. “Ela vai abrigar empresas e projetos de pequenos empresários que precisam de uma assessoria para engrenar o negócio. Agora os novos empresários vão receber as instruções de como iniciar e dar vida aos projetos”, ressaltou. As empresas terão até dois anos para ficarem incubadas. “Após este período, é preciso dar oportunidade para que outro projeto seja incubado, o que vai trazer o fortalecimento e o crescimento do comércio local”, concluiu o prefeito.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/152543/visualizar/